Super banner

Minas lança variedade de batata própria para fritura

Minas lança variedade de batata própria para fritura

A Opaline, uma batata própria para fritura, será lançada no final de agosto, em Minas Gerais, pelo Programa de Cooperação Técnica Brasil/França. Segundo a coordenadora do programa pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Luciana Rapini, será mais um passo para a implantação de uma nova cultura em relação à batata, com indicações de composição e uso do produto na culinária.

A coordenadora explica que, até agora, predominou como referência, no comércio do tubérculo, o aspecto externo, a pele bonita, mas a parceria técnica com a França está possibilitando a mudança desse hábito.

Com o lançamento da Opaline, Minas avança na agregação de valor a um importante produto de sua agricultura. O Estado lidera a produção de batata com uma safra estimada de 1,1 milhão de toneladas.

Conforme levantamentos divulgados pelo IBGE e analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Seapa, o volume equivale a cerca de 34% da produção brasileira de batata prevista para este ano.

Notícias relacionadas