Super banner

Mineiros obtêm melhor resultado em simulado online da Hora do Enem

Mineiros obtêm melhor resultado em simulado online da Hora do Enem

Os resultados do primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), promovido pela plataforma Hora do Enem, do Ministério da Educação (MEC), no último sábado (30), apontaram os estudantes das escolas de Minas Gerais com o melhor desempenho em todas as áreas, incluídos escolas públicas e privadas.

Considerando somente as escolas públicas, Minas Gerais também teve o melhor desempenho em todas as áreas de conhecimento. Para a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o resultado mostra que a pasta vem trilhando o caminho certo no desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para a juventude, com ações pedagógicas direcionadas para o Ensino Médio.

De acordo com o MEC, os cursos mais procurados pelos participantes foram os de medicina, direito, administração, psicologia, engenharia civil, enfermagem, odontologia, educação física, arquitetura e urbanismo e medicina veterinária.

O provão foi composto por 80 questões, 60 delas extraídas de provas de edições anteriores do Enem e 20 inéditas. De acordo com o desempenho geral dos participantes, Ciências Humanas foi a área com maior média de pontos (534). A de Matemática ficou em segundo lugar, com 524, seguida de Linguagem e Códigos, que registrou 506.

A média de pontos mais baixa entre as áreas de conhecimento foi a de Ciências da Natureza (500). Em cada área de conhecimento, a nota máxima foi de 733 para Linguagem, 773 para Matemática, 749 para Ciências Humanas e 757 para Ciências da Natureza.

Mais de 500 mil estudantes realizaram o primeiro simulado online do Enem, sendo que em Minas Gerais foram mais de 62 mil jovens, número abaixo apenas de São Paulo (mais de 98 mil). Um novo simulado acontece neste final semana, dias 7 e 8. Estão previstos outros três simulados online —25 de junho; 13 de agosto; e o último, em 8 e 9 de outubro.

A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento do aprendizado do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponderá a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Desafios

Certa de que o grande desafio da Educação em nosso Estado é a permanência, com qualidade, dos jovens no Ensino Médio, a Secretaria buscou no ano passado ouvir os jovens e os professores no sentido de criar uma escola mais atrativa para a juventude.

A Campanha Virada Educação realizou rodas de conversa em 17 territórios de desenvolvimento do Estado, e trouxe para a gestão pública as experiências pedagógicas positivas realizadas nas escolas e os anseios da juventude quanto à escola e à educação.

Todo este apanhado está embasando as políticas implementadas para os jovens, como a retomada do Ensino Médio Noturno, a reformulação da Educação de Jovens e Adultos, as mudanças na função dos Centros Estaduais de Educação Continuada, que respondiam apenas por certificação de estudantes. Além disso, há investimentos em programas como o Escola Aberta e as ações de educação integral que atingem mais de 2.000 escolas, que visam justamente a educação integral dos estudantes, os estreitamentos de laços com a comunidade, a convivência e o acesso a todo tipo de linguagem que contribuem para a sua formação e cidadania.

A superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Cecília Resende, destaca os investimentos da SEE em projetos inovadores nas escolas, construídos com a comunidade escolar, que permitem aos alunos enfrentar e resolver problemas, competências que são demandadas pelo ENEM.

“Estamos investindo numa formação em sala de aula construída com um olhar interdisciplinar, o que tem permitido aos nossos jovens dominar diferentes linguagens. Todas estas ações impactam positivamente na vida e no desempenho dos estudantes”, completa Cecília.

Plataforma

A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.

Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também transmite o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.

A exibição do TV Hora do Enem é diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão conta com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.

Enem 2016

As inscrições para a edição do exame começam no dia 9 de maio. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *