Super banner

Moradores aprovam revitalização da Praça das Mangueiras

Apesar de parte dos araxaenses contestar o corte de algumas árvores para a revitalização da Praça Célia Montandon (Praça das Mangueiras), os moradores do local aprovam as ações que estão sendo feitas. Eles dizem que a praça está abandonada e comprometida por causa do vandalismo praticado por crianças e adultos, além de servir como ponto de encontro para o uso de drogas e prostituição.

De acordo o chefe do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o arquiteto Marcello de Gusmão Machado, a prefeitura e a Promotoria de Meio Ambiente realizaram diversas reuniões com os moradores para discutir o projeto de revitalização da praça. Após isso, foi assinado um Termo de Conduta com todas as partes concordando com a execução das obras.
 
Fabíola de Fátima Barreto mora no local há 27 anos e comemora a revitalização da praça. “Muitas pessoas e uma minoria de moradores que não participou das reuniões ficam reclamando do corte das mangueiras, mas nem sabem que elas serão substituídas por outras de menor porte. Depois de revitalizada, todo mundo vai poder usufruir do local”, diz.

Ela acrescenta que a praça está abandonada e é motivo de medo para os moradores. “A iluminação está toda comprometida e sofre com a ação de vândalos. Inclusive, as luminárias de vidro tiveram que ser substituídas por plástico porque eles as quebravam jogando pedras.”

O vandalismo também prejudica diretamente a residência de Maria Auxiliadora Ribeiro Coelho, moradora há 26 anos. Ela diz que se tornou rotina crianças e adultos jogar pedras e mangas, quebrando as telhas de sua casa. Com isso, a estrutura e a laje estão comprometidas e as infiltrações estragaram a pintura do teto e da parede.

“Outras casas também são prejudicadas com os atos dessas pessoas. Eles quebram as vidraças e até mesmo os carros que ficam estacionados na praça. Infelizmente, não temos uma educação de primeiro mundo”, diz Maria Auxiliadora, acrescentando que a prefeitura se comprometeu a disponibilizar um guarda noturno para cuidar da segurança da praça.

A revitalização

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano iniciou as obras no último dia 30 de junho e o término está previsto para 90 dias. De acordo com o arquiteto Marcello de Gusmão, a revitalização da Praça das Mangueiras vai ser realizada com o plantio de árvores adequadas para o local, recuperação do jardim e das passarelas, além da implantação de novos bancos, iluminação e três recantos. A obra foi orçada em R$ 150 mil.

Notícias relacionadas