Super banner

Motoristas devem ficar atentos às novas modificações no trânsito

Motoristas devem ficar atentos às novas modificações no trânsito

Motoristas devem ficar atentos às novas modificações no trânsito 1

A Assessoria Municipal de Trânsito e Transporte (Asttran) realizou novas modificações no trânsito da região central. A partir desta quinta-feira (14), as ruas Alexandre Gondim e Cecílio Salomão não serão mais de via dupla, e passa a ser proibida a passagem de veículos no sentido Centro. Com isso, os condutores terão que buscar vias alternativas ao longo da avenida Dâmaso Drummond ou ruas vizinhas. As modificações foram realizadas após um estudo que comprovou as frenquentes reclamações da população local e condutores sobre o grande fluxo de veículos nos locais e os perigos de acidentes.

Motoristas devem ficar atentos às novas modificações no trânsito 2

A expectativa era que as alterações só fossem efetivamente realizadas no próximo ano, mas devido às obras de revitalização do Centro que começam na próxima semana as modificações foram antecipadas. Em termos de estacionamentos e circulação, pelo menos três grandes alterações também estão programadas para acontecer na avenida Antônio Carlos e na rua Presidente Olegário Maciel.

Ao longo da avenida Antônio Carlos será proibido o estacionamento de veículos, sendo permitida apenas a parada. A segunda grande mudança é a instalação de dois novos pontos de ônibus, um na avenida Antônio Carlos abaixo do antigo mercado municipal e o outro na avenida Vereador João Sena.

A terceira mudança será na rua Presidente Olegário Maciel. Na metade da primeira quadra da rua não será permitida a parada e estacionamento de veículos do lado direito, e da metade até o início da segunda quadra a proibição é para o lado esquerdo da via.

A assessora Viviani Antunes Gomes explica que as mudanças são inevitáveis. “As alterações começaram a ser analisadas depois de várias solicitações da comunidade. Realmente identificamos vários pontos de conflitos em função do aumento do volume de veículos que transitam nessas vias. Para oferecer mais segurança aos pedestres e aos próprios condutores, nós entendemos que a melhor opção seria transformar as vias em mão única. A rua Alexandre Gondim tem um traçado que dificulta a visibilidade e também é mais estreita, já a Cecílio Salmão tem um movimento de veículos muito grande devido à sua localização (próxima à Delegacia de Polícia Civil).”

De acordo com ela, as modificações foram antecipadas devido às obras de revitalização do Centro. “Nós tivemos que implantar essas alterações no transito devido às obras que começam a ser realizadas nos próximos dias. O nosso objetivo, principalmente com a mudança na Alexandre Gondim, é facilitar o fluxo de veículos na área central. É claro que é uma intervenção grande e teremos algum prejuízo em termos de circulação, mas os motoristas e pedestres devem ter paciência”, diz.

Transitolândia

Viviani conta que as obras da Transitolândia estão sendo licitadas e deve começar em breve. “A Transitolândia é uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes) destinada para educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. Através de excursões promovidas pelas escolas, as crianças na Transitolândia recebem os primeiros ensinamentos de como atravessar ruas, do conceito de mão e contramão, do significado dos sinais de trânsito, dos sinais e apitos dos guardas, das placas de sinalização e outros, participando ativamente nas aulas descontraídas ministradas por policiais militares. Este projeto é uma parceria entre a administração municipal e o 37º Batalhão de Policia Militar, inclusive a cidade mirim, a transitolândia será construída em uma área próxima ao batalhão”, explica a assessora.

Notícias relacionadas