Super banner

Muro vai separar Fundação Maçônica da Casa do Pequeno Jardineiro

Muro vai separar Fundação Maçônica da Casa do Pequeno Jardineiro

A Casa do Pequeno Jardineiro não será mais transferida para o terreno ao lado do futuro Centro Administrativo, na av. João Paulo II. Com dificuldades na desapropriação da área e com a necessidade de construir uma estrutura física em condições de receber os 60 adolescentes do programa social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, a prefeitura decidiu manter o programa na área do Instituto Estadual de Florestas (IEF), no Parque Municipal Teófilo Barbosa, localizado na Avenida Ecológica. Um muro será construído para separar as áreas da Fundação Maçônica de Araxá e da Casa do Pequeno Jardineiro.

Uma reunião proposta pelo Ministério Público (MP) através da Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude na última semana pode ter solucionado o conflito entre a Fundação Maçônica e o programa social existente nos anos. Um acordo firmado entre as partes e registrado em ata estipula o prazo de 60 dias para que a Prefeitura de Araxá construa uma nova estrutura física com condições de receber os adolescentes do projeto.

Até que a obra seja concluída, o programa volta a utilizar parte da área da fundação que possuiu uma estrutura adequada para oferecer condições dignas de trabalho aos jovens.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Luciano Pires, diz que o IEF e a Casa do Pequeno Jardineiro vão trabalhar em conjunto. “É um terreno de 11 mil m² que pertence ao município e que está cedido ao instituto por decreto. Já entramos em contato com eles e o IEF vai decidir qual o espaço que utilizarão para construir sua sede. Após ser definida essa questão, vamos decidir onde vamos construir a nossa sede que vai disponibilizar uma estrutura física em condições de receber os adolescentes do programa”, afirma.

“Para evitar qualquer tipo de problema, um muro será construído para separar a área onde o Pequeno Jardineiro ficará instalado da Fundação Maçônica, os acessos de entrada, a água e energia serão separados, independentes”, explica o secretário.

De acordo com ele, as obras vão começar o mais rápido possível. “Dentro de dois meses, temos que estar com a nova estrutura física pronta, em condições de receber os jovens. O projeto vai oferecer o máximo de conforto aos adolescentes, com uma cozinha, um quiosque para realizar as refeições, um escritório e os banheiros”, diz.

“O almoxarifado nós já temos e, provavelmente, vamos aproveitá-lo. Será uma obra simples, mas que vai dar condições dignas ao programa. Acreditamos que com essa obra as questões envolvendo a Casa do Pequeno Jardineiro e a Fundação Maçônica terminem e cada um desenvolva o seu projeto”, acrescenta o secretário.

Segundo ele, as atividades desenvolvidas pelos adolescentes serão ampliadas. “O município possui uma área próxima à Casa do Caminho e vamos utilizá-la para ampliar nossas ações de jardinagens. O objetivo é fazer um trabalho conjunto nas duas áreas. Inclusive, é uma área com nascente, possui várias espécies de plantas, ou seja, vai oferecer uma boa condição para o programa realizar as atividades”, afirma.

“Só não vamos transferir por completo o Pequeno Jardineiro para aquela área porque iria demorar bastante, teríamos que fazer uma estrutura do zero. Para não interromper as atividades com uma mudança brusca, nós achamos melhor permanecer na área do IEF. Assim que as áreas forem separadas, cercadas, não teremos qualquer vínculo com a fundação, a não ser de vizinhança”, ressalta Luciano.

Notícias relacionadas