Super banner
Super banner

“Não deixe a gripe te pegar”

“Não deixe a gripe te pegar”

"Não deixe a gripe te pegar" 1

Em Minas Gerais o tema trabalhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Não deixe a gripe te pegar”. A previsão é a de que 4,8 mil pessoas sejam imunizadas contra a gripe nos cerca de 5.500 postos fixos e volantes espalhados pelo estado.  O público alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais, os que mais resistem à vacinação.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Tânia Brant, a vacinação reduz a morbimortalidade e as internações causadas pela doença, especialmente dos adultos maiores de 60 anos. “Entre os idosos, a procura pela vacina ainda não é ideal por isso a cobertura nesta faixa etária é a mais baixa do estado, principalmente na capital e Região Metropolitana”, disse.

Também devem ser vacinados crianças na faixa etária entre 6 meses menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura. Em 2014 foram notificados à SES-MG 2.793 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus Influenza sazonais. Em relação ao total de óbitos por SRAG (410), foram confirmados para Influenza 35 óbitos (8,5%).

Dicas da Secretaria de Estado da Saúde

– A vacinação reduz em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global.

– Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%.

– Durante o outono e o inverno evite locais fechados, lave sempre as mãos com água e sabão e descarte corretamente no lixo os lenços de papel.

A vacina é contraindicada nos seguintes casos:

– Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

– Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

Notícias relacionadas