Super banner
Super banner

Ney Sávio de Oliveira assume o 37º BPM

Ney Sávio de Oliveira assume o 37º BPM

Fotos: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – Tomou posse, na manhã de hoje (9), o novo comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira, que já atuou em Araxá de 2005 a 2009 como major, e até comandou o batalhão por alguns meses, deixou o comando do 4º Batalhão em Uberaba para assumir a vaga do tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto.

Moisés deixa a cidade para assumir o Estado Maior da 4º Região de Polícia Militar, em Juiz de Fora. O subcomando do 37º BPM também teve mudança. O atual subcomandante major Rodrigues deixa Araxá e se transfere para Uberaba. Para o lugar do major, quem assume o cargo é o capitão Fernando Reis.

Em seu pronunciamento, ao deixar o cargo, Moisés Ricardo Pinto agradeceu a todos os policiais, autoridades, familiares e a população de Araxá pelo acolhimento. Além disso, ele demonstrou resultados à frente do 37º BPM. “Reduzimos, no ano de 2011, 7% dos crimes violentos, reduzimos 4,6% dos crimes violentos contra o patrimônio, aumentamos em 36% o número de operações policiais, o que certamente foi incidente nas reduções citadas”, diz.

Ney afirma que o retorno para Araxá era um desejo antigo. “Era um sonho voltar para Araxá e encerrar a carreira aqui. A expectativa é que a gente possa realizar na cidade o mesmo trabalho que fizemos em Uberaba, com o fornecimento de segurança pública suficiente para que a população tenha tranquilidade. Por isso, nossa busca será constante para alcançarmos esse objetivo”, diz.  

Nesse novo desafio na carreira, o tenente-coronel fala da luta contra o crime. “A situação de combate à criminalidade não pode ter um único foco e nem uma forma única de atuação, o crime é mutante. Na medida em que a polícia aperta determinados pontos e tipos de crimes, esses crimes mudam para outras áreas da cidade, sofre influência externa, e por isso também é necessária uma mídia positiva. É melhor que a gente venda o que o batalhão está fazendo de bem para a cidade como captura de infratores do que estarmos anunciando cometimento de crimes. Isso mostra aos criminosos que a cidade é uma cidade segura e assim eles não vão ter sucesso aqui”, destaca.

Relacionamento com a mídia

“Eu espero que seja em prol da comunidade de Araxá, que é uma cidade turística e depende de uma propaganda positiva. Queremos trabalhar juntos, não é nossa intenção sonegar informação ou esconder índices de criminalidade, mas que a gente tenha bastante responsabilidade, tanto a Polícia Militar passando esses dados como a imprensa passando isso para a comunidade de Araxá”, diz

Combate às drogas

“Particularmente eu sou contra a legislação em uso ao combate ao tráfico de drogas, que em minha opinião é muito branda. Tem que ser responsabilizado também o usuário, porque se não fosse o usuário o traficante não teria para quem comercializar. Isso prejudica o trabalho da polícia, porque se o envolvido se declara usuário de drogas ele logo é liberado”, afirma.

Ainda segundo o tenente-coronel Ney, é preciso que o município invista em tratamento e recuperação dos viciados. “A situação do crack preocupa mais porque é uma droga muito violenta, tanto o efeito quanto a capacidade de viciar. Com pouco tempo do uso do crack, a pessoa precisa de auxílio. O preço da droga facilita e o que muito nos preocupa são os crimes contra a vida e ao patrimônio relacionados ao tráfico e uso de drogas”, diz. 

Notícias relacionadas