Super banner
Super banner

Nova ração Capal 22 PLS possibilita maior produção de leite

Nova ração Capal 22 PLS possibilita maior produção de leite

Nova ração Capal 22 PLS possibilita maior produção de leite 1

A Cooperativa Agropecuária de Araxá LCapal) acaba de lançar a nova ração Capal 22 PLS. O produto, que já tinha a qualidade atestada pelos produtores rurais da região, sofreu algumas modificações em sua composição que possibilita uma maior produção de leite. A nova formula contém características importantes que resultam na melhoria de desempenho dos animais, como por exemplo, um farelo de soja com maior teor de proteína metabolizável, gordura protegida e um tamponante de elevada eficiência. O objetivo é torná-la ainda melhor do ponto de vista nutricional e de resultados em nível de campo.

Além disso, a Capal conta com um controle rígido de qualidade, com analises periódicas de toda a matéria prima utilizada na fabricação de rações e suplementos e também dos produtos finalizados, certificando o padrão de qualidade. Inclusive todas estas análises e testes de qualidades estão disponíveis para o cooperado na Capal. O novo produto contêm a utilização de aditivos alimentares que contribuem para a melhoria do desempenho dos animais em termos de produção.

O diretor de produção Capal e responsável técnico da fábrica, Caio Márcio Côrtes, diz que a criação da nova Capal 22 PLS é para atender a necessidade do produtor de aumentar sua produção de leite. “Criamos a nova Capal 22 PLS com a utilização de um farelo de soja com maior teor de proteína metabolizável, ou seja, não degradável no rúmen (proteína “bypass”), gordura protegida (óleo de palma) e um tamponante de elevada eficiência, composto de carbonato de cálcio orgânico, bicarbonato de sódio e óxido de magnésio. Esse tipo de farelo de soja permite a redução no nível de nitrogênio amoniacal no rúmen do animal e aumento na concentração de proteína metabolizável na dieta final, o que permite uma maior produção de leite. Além disso, com o aumento da proteína metabolizável na dieta, aumentamos o suprimento de metionina ao animal, favorecendo consequentemente o aumento do teor de proteína no leite, quesito altamente desejável.”

De acordo com Caio, a nova Capal 22 PLS é mais eficiente. “Com a utilização do novo tamponante, conseguimos maximizar a sua eficiência através do efeito sinérgico de seus componentes (carbonato orgânico, óxido de magnésio e bicarbonato de sódio). Além disso, devido à maior capacidade tamponante, permitiu-nos uma menor inclusão do produto na formulação. Trata-se também de um aditivo com menor concentração de sódio que o torna mais palatável, reduzindo significativamente problemas de rejeição do concentrado em salas de ordenha”, explica o diretor.

Segundo ele, a inclusão de gordura protegida ou “bypass” à base de óleo de palma também é outro fator determinante para os resultados proporcionados pela nova ração. “Esse componente imprime maior energia na dieta sem prejudicar a síntese de gordura no leite, devido à sua diferenciada composição de ácidos graxos. A utilização do farelo de soja – soypass e de gordura protegida à base de óleo de palma associados na formulação, permitirá um efeito sinérgico de aumento na proteína metabilizável e maior aporte de energia, possibilitando maior produção de leite. Estamos sempre buscando novas alternativas para os cooperados, sempre aliando tecnologia com qualidade e confiabilidade”, ressalta o veterinário Caio Côrtes.

Notícias relacionadas