Super banner
Super banner

Novela ???Dona Beija??? é exibida novamente pelo SBT

Novela ???Dona Beija??? é exibida novamente pelo SBT

A novela “Dona Beija” voltou à programação na TV aberta brasileira na noite de ontem (6), retransmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A trama foi ao ar após a novela Revelação, da filha de Silvio Santos, Iris Abravannel. Rumores de bastidores davam como certa a reprise da novela Ana Raio e Zé Trovão, exibida em 1990, pela extinta Rede Manchete, mas o SBT surpreendeu com “Dona Beija”.

Anunciada em comerciais do SBT como arma secreta para elevar os índices de audiência na emissora, a novela vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30, segundo o SBT. A novela fez grande sucesso em 1986, escrita por Wilson Aguiar Filho, dirigida por Herval Rossano e protagonizada por Maitê Proença.

O SBT exibiu um comunicado antes de colocar “Dona Beija” no ar, solicitando que todas as pessoas com qualquer envolvimento com a trama procurassem a emissora para receberem direitos pela apresentação. 

Sinopse

A trajetória da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, na cidade mineira de Formiga, no século XIX.

Amando Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional, Beija é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Depois de presenciar a morte do seu avô, Beija é raptada e levada para a vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão.

Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na Corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio.

Mas Antônio já não esperava mais por Beija. Desiludido e não compreendendo mais as atitudes da sua amada, ele casa-se com a doce Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou.

Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um bordel refinado onde ela se transforma num mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá.

Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece.

Elenco

Maitê Proença – Dona Beija
Gracindo Júnior – Antônio Sampaio
Mário Cardoso – Clariovaldo
Carlos Alberto – Mota
Monah Delacy – Idalina
Bia Seidl – Aninha
Marcelo Picchi – João Carneiro de Mendonça
Abrahão Farc – coronel Paulo Sampaio
Maria Fernanda – Cecília
Mayara Magri  – Maria
Edwin Luisi – padre Melo Franco
Sérgio Britto – padre Aranha
Sérgio Mamberti – coronel Elias Felizardo
Arlete Salles – Genoveva
Marilu Bueno – Augusta
Jonas Mello – José Carneiro de Mendonça
Maria Isabel de Lizandra – Josefa
Jayme Periard – Avelino Serra
Renato Borghi – Fortunato
Guilherme Karan – Hans Fucker
Antônio Pitanga – Moisés
Jaqueline Laurence – madame Constança
Sílvia Buarque – Teresa Tomásia
Míriam Pires – Sinhana
Tarcísio Filho – D. Pedro I
Jofre Soares – Profeta
Ângela Leal – madre superiora
Cleonir dos Santos – João Isidoro

Confira a abertura original da novela

Notícias relacionadas