Novo sistema de rádio digital passa por testes

Novo sistema de rádio digital passa por testes

Depois da implementação da TV digital, em 2010 será a vez de o governo federal escolher o modelo de rádio digital para o Brasil. Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o novo modelo deve ser definido até fevereiro. A decisão deverá ser tomada após reuniões com radiodifusores e estão sendo analisados os modelos americano e europeu.

A principal vantagem do rádio digital é a melhora da transmissão em ondas curtas, ampliando o leque de emissoras que poderão chegar a áreas distantes da região amazônica – onde atualmente só chega a programação da Rádio Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Na última segunda-feira (28), foi feito um teste com a Rádio Nacional em ondas curtas para empresários do setor. Nas próximas semanas será a vez da Rádio Cultura, da CBN de São Paulo, e de estações de Belo Horizonte passarem pelos testes para ondas médias e FM.

A promessa é de que o sistema digital de rádio transmitirá outros dados além de áudio, como fotos e textos. Dessa forma, o aparelho de rádio seria transformado numa central multimídia.

Com informações da ABr

Notícias relacionadas