Super banner

O Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado com festa em Araxá

O Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado com festa em Araxá

Foto: Ascom/Anete

O dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares foi comemorado de uma maneira diferente em Araxá.

O dia 20 de Novembro é uma data onde lembramos o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil,tentando garantir seus direitos sociais.

Para valorizar e recordar esta história a SS Projetos com iniciativa de Sônia Passos e Antônio Carlos, realizaram uma grande homenagem levando música, dança, e informação sobre a raça negra que representa hoje 52% da população brasileira.

Com o apoio do Sesc, as apresentações aconteceram durante toda a tarde do dia 20.

Exposição da Cultura Afro, com artesanato, instrumentos de percussão, peças desenvolvidas com material reciclado e quadros.

Os alunos da escola Estadual Dr. Eduardo Montandom, participantes do projeto Oficinas de Congada que tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio CBMM , fizeram uma apresentação linda, tocando músicas que resgatam a nossa história e nos leva a refletir sobre o negro e o preconceito racial.

A palestra sobre valorização e contribuição da população negra, foi proferida pelo professor Willian Silva Mário que na sua fala deixou claro para as crianças que lá estavam, a importante participação do negro na nossa sociedade.

O Instituto Mariah FuLô , que será lançado oficialmente este mês e vai trabalhar em prol dos direitos das mulheres, também marcou presença , com a fundadora do instituto Sônia passos.

Foi um dia muito importante com homenagens,recordações e com presenças importantes de nossa cidade, como a vereadora Credinéia Maria dos Santos Silva e o vereador Eustáquio Pereira eo presidente a ACA, (Associação Carnavalesca de Araxá)

Agradecemos as parcerias, colaboração do Sesc, Escola Dr. Eduardo Montandom, a toda a equipe do projeto Oficinas de Congada, a imprensa de modo geral que sempre prestigia e divulga os eventos de nossa cidade e também a homenagem especial ao kiones, coordenador das oficinas, ao vitor e a Lú.

Notícias relacionadas