Super banner
Super banner

‘Palhaceata’ marca Dia da Luta Antimanicomial

‘Palhaceata’ marca Dia da Luta Antimanicomial

'Palhaceata' nas principais vias da cidade - Foto: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – Araxá comemora hoje (18) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com várias atividades promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e também pela Casa do Caminho. A data também lembra os 10 anos da Reforma Psiquiatra que mudou a estrutura do atendimento em saúde.

De acordo com a coordenadora do Caps Maria Pirola, Leonice Ines Wojcik, as pessoas atendidas precisam ser integradas de forma correta com a sociedade. “A importância desta ação é mostrar que todas essas pessoas são pessoas de direito e precisam de atenção. Não é porque têm sofrimento mental que podem ser descriminadas ou rejeitadas pela sociedade. Elas têm seu espaço”, destaca.

O Caps atende a cerca de 60 pessoas, a maioria com transtornos mentais graves, depressão e esquizofrenia. Com o tratamento, a autoestima melhora e o convívio social é mais fácil. “Quando uma pessoa sofre e não tem um melhor cuidado, ela não consegue trabalhar, ter relações pessoais e sociais, e não consegue ter uma vida tranquila”, acrescenta Leonice.

As atividades começaram pela manhã com concentração no Caps seguida de uma “Palhaceata” com tema Mundo do Circo pelas ruas centrais. Logo em seguida, pacientes, amigos e profissionais da saúde se reuniram na Praça Governador Valadares, onde tiveram apresentações musicais, varal de poesia, e exposição de produtos artesanais.

Casa do Caminho

A Casa do Caminho também programa várias atividades. Os cerca de 100 pacientes da unidade de psiquiatria estão reunidos em uma chácara para momentos de beleza, forró, além de aulas de dança e desfiles.

Notícias relacionadas