Super banner

Para acabar com o uso indiscriminado de antibióticos

Para acabar com o uso indiscriminado de antibióticos

Farmácia Araxá

Da Redação/Raphael Rios – O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), em parceria com o Conselho Regional de Medicina, o Conselho Regional de Odontologia e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), lançou a Campanha Estadual pelo Uso Correto de Antibióticos na tarde de hoje (7), em Araxá.

As ações de conscientização aconteceram rua Presidente Olegário Maciel, esquina com a avenida Antônio Carlos, quando os farmacêuticos, médicos, cirurgiões-dentistas e estudantes das três áreas da saúde se reuniram para orientar e distribuir cartilhas à população sobre o uso correto e racional dos antimicrobianos.

De acordo com o vice-presidente do CRF-MG, farmacêutico Luciano Rena, o uso indiscriminado dos medicamentos pode ser muito perigoso. “O perigo é de se criar resistência das bactérias existentes e o problema retornar. Quem não toma o antibiótico da maneira que o médico prescreve tem o risco muito grande de ter os mesmos sintomas, chegando a uma situação mais difícil de ser tratada”, diz.

O uso abusivo dos antibióticos é agravado pela possibilidade de selecionar bactérias resistentes, o que dificulta o tratamento correto, ameaça a saúde, até mesmo a vida do paciente, e aumentam os custos para Sistema Único de Saúde (SUS) ao exigir drogas cada vez mais potentes e caras para debelar as infecções, inclusive as adquiridas na comunidade, fora dos hospitais.

Visando coibir a automedicação e, consequentemente, o consumo indiscriminado dessa classe de medicamentos no país, em novembro a Angência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2010 com as novas normas para a venda dos antimicrobianos, entre elas, a exigência da retenção da receita.

“A Campanha pelo Uso Correto de Antibióticos entre o CRF-MG, CRM, CRO e Anfarmag é uma ação de educação em saúde, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e estimular o uso correto de medicamentos. É uma oportunidade de o farmacêutico, profissional que conhece o medicamento, prestar orientação à população”, ressalta Luciano Rena.

De acordo com a presidente da Anfarmag-MG, Soraia Moura, a campanha  tem grande importância para a  população porque visa conscientizar sobre os perigos da automedicação, dos efeitos colaterais e da criação de resistência aos antibióticos.

Carteiras de Identidade Profissional

Hoje (7), às 19h30, a diretoria do CRF-MG faz a solenidade de entrega das Carteiras de Identidade Profissional (CIP) aos farmacêuticos de Araxá e cidades vizinhas. A entrega do documento é feita de forma solene como forma de valorização do profissional farmacêutico.

A solenidade será no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), localizada na avenida Getúlio Vargas, 365, Centro.

Notícias relacionadas