Super banner
Super banner

Parceria da Capal com a Bayer CropScience é aprovada em assembleia

Parceria da Capal com a Bayer CropScience é aprovada em assembleia

Mesa diretora da assembleia geral

A assembleia geral extraordinária da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) aprovou, por unanimidade, uma parceria com a Bayer CropScience, uma das líderes mundiais nas áreas de ciência agrícola e saúde ambiental. O convênio possibilitará a cooperativa a atuar no mercado com uma linha exclusiva para o segmento de grãos.

Com a parceria, a Capal trabalhará com duas das principais empresas do setor de defensivos agrícolas, a Syngenta no mercado de café, e a Bayer com o mercado de grãos e café. O objetivo é iniciar uma atuação mais efetiva na área e ampliar os serviços e produtos oferecidos aos cooperados.

Com um amplo portfólio de produtos e uma eficiente rede de pesquisa e desenvolvimento, a Bayer CropScience está presente em mais de 120 países e suas atividades mundiais englobam os segmentos de proteção de cultivos, voltadas para o controle de plantas daninhas, doenças e pragas nas lavouras; biotecnologia, que abrange os negócios de sementes convencionais e biotecnologia vegetal; e saúde ambiental, com soluções inovadoras para o controle doméstico e profissional de pragas urbanas, jardinagem, reflorestamento e grãos armazenados.

A empresa investe forte em pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras que vão ao encontro das necessidades de seus clientes, sejam os produtores rurais ou clientes da área de saúde ambiental.

O gerente de Comercialização de Defensivos e Insumos Agrícolas, Marcelo Marques Ribeiro, explica que para concretizar a parceria com a Bayer a Capal precisava atender uma exigência de garantia real de suas negociações.

“Nós procuramos outras grandes empresas do setor e a Bayer nos deu sinal verde para trabalhar, desde que atuássemos não só no mercado de grãos, mas também no café. Como sempre falamos que é fundamental trabalharmos com empresas consolidadas, renomadas, começamos a estudar essa parceria. Mas, as grandes empresas exigem uma garantia real para fornecer os produtos. No caso da Bayer, ela gera em até duas vezes e meia um limite de crédito do imóvel oferecido como garantia e, para a Capal atuar de forma eficiente no mercado de grãos e crescer nosso faturamento no setor, é necessário essa parceria.”

O presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Júnior, diz que a cooperativa tinha poucas alternativas para oferecer de garantia à Bayer. “Fizemos um estudo e o imóvel que tínhamos disponível para oferecer como garantia seria o Campo Experimental. Pela avaliação feita pela Bayer, o imóvel poderá render cerca de R$ 2 milhões de crédito para investimento da Capal na linha de grãos e café da Bayer. Portanto, para firmar essa parceria seria necessária a aprovação dos associados da hipoteca do Campo Experimental para concretizar a parceria com uma das maiores empresas de defensivos do mundo que é a Bayer”, afirma.

“Agora a Capal terá condições de atuar no mercado de grãos de forma eficiente e oferecer uma maior variedade de produtos aos seus associados”, destaca o presidente.

Arrendamento de estrutura de café

O segundo assunto em pauta foi referente ao arrendamento de uma estrutura de rebenefício e armazenagem de café da empresa TAG, em Campos Altos, que não foi aprovado. Todos concordaram que a Capal deve concentrar seus esforços na ampliação da capacidade de estocagem em sua filial dos armazéns gerais, com a construção de um novo galpão de café, cujas obras foram iniciadas neste final de abril, assim como também nos novos equipamentos de rebenefício adquiridos e que já estão sendo instalados.

Notícias relacionadas