Super banner
Super banner

Parceria de sucesso: Secretaria Municipal de Educação e Uniaraxá

Parceria de sucesso: Secretaria Municipal de Educação e Uniaraxá

Parceria de sucesso: Secretaria Municipal de Educação e Uniaraxá 1

Da Redação – Informática, natação, futebol, reforço escolar, prevenção em saúde, cuidados de higiene, dança, música, artes plásticas, judô, postura física, noções de gestão financeira… Toda essa diversidade se passa, por 4 horas diárias, de segunda a sexta, no contra turno de aulas de 120 crianças, na Escola Municipal de Aplicação Professora Lélia Guimarães, no campus do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

A experiência alia o interesse do município pelos alunos de sua rede escolar aos recursos humanos e físicos do Uniaraxá. Mudou-se a rotina destes alunos, antes restritos às disciplinas básicas do currículo, enriquecendo suas possibilidades de formação completa, com foco em dimensões como ética, cidadania, cultura, política e o lado social.

O trabalho é executado por acadêmicos e estagiários, com a supervisão dos docentes do Uniaraxá, de forma destacada os que integram as licenciaturas (Pedagogia e Educação Física), embora sejam recrutados professores e monitores de outros cursos da Instituição, conforme a especificidade do tema.

A infraestrutura da Instituição de Ensino Superior, nos turnos diurnos, é disponibilizada para os alunos do Programa: salas multimídia, laboratórios, biblioteca, parque desportivo etc. As atividades de alto custo, privilégio até há pouco dos filhos das famílias das classes mais abastadas, hoje está se tornando uma realidade disponível a muitos, segundo a faixa etária, em escolas de Araxá.

Com a obrigatoriedade imposta pelas exigências econômicas, os pais quase sempre se ausentam de casa para integrar e competir no mercado de trabalho, deixando crianças e adolescentes sozinhos ou com acompanhantes despreparadas, portanto mais vulneráveis aos riscos tão divulgados pela mídia.

Neste viés, as vantagens agregadas pelo tempo integral são bastante concretas; embora seja na formação destes araxaenses que a Educação em Tempo Integral fará a diferença em suas vidas, notadamente no exercício da cidadania, na convivência harmoniosa, na criticidade, na leitura de mundo.

Viabilizaram este programa a determinação da Secretaria Municipal de Educação, que sabiamente priorizou a manutenção e ampliação deste atendimento, e o aval do prefeito Jeová Moreira da Costa, sempre sensível à política de promoção de oportunidades. E os resultados estão aí, à vista de todos! 

Questão de sensibilidade, de mãos unidas, de parceria exitosa entre a Prefeitura Municipal e o Uniaraxá.

 Parceria de sucesso: Secretaria Municipal de Educação e Uniaraxá 2

Demetrius da Cruz Mota, 10 anos, residente no bairro São Francisco, aluno da Escola de Aplicação, manifesta-se sobre o Tempo Integral. “Aqui posso brincar, fazer muitas coisas e ainda aprender mais para ser juiz quando eu crescer”, diz.

Notícias relacionadas