Super banner

Parceria lança Projeto de Formação de Atletas de Xadrez

Parceria lança Projeto de Formação de Atletas de Xadrez
Foto: Divulgação / Editoria de Arte Diário de Araxá

O xadrez araxaense vem se consolidando a cada dia com uma modalidade esportiva de muitas conquistas. A unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Araxá e a Academia Araxaense de Xadrez (AAX) lançaram este mês o Projeto de Formação de Atletas de Xadrez, que faz parte do Plano de Desenvolvimento do Xadrez Araxaense (PDXA), dividido em várias etapas.

A iniciativa é coordenada pelo professor de Educação Física do Cefet Araxá, Sérgio Cardoso Barcelos, e pelo professor da AAX, Adriano Pena Ribeiro Lemos. “É um projeto que vem sendo estudado e analisado há vários anos para ser implantado no município. Nele, serão atendidos aproximadamente 10 estudantes de escolas publicas da cidade e três professores de xadrez”, explica Adriano.

A seleção dos alunos foi realizada através de vários critérios de avaliação, que monitorou e observou mais de 10 mil estudantes de escolas públicas durante quatro anos por meio de profissionais do xadrez e professores.

As aulas acontecem no Cefet no período de agosto a novembro deste ano, com treinamentos para estudantes e professores para a formação de enxadrista, gratuitamente.

As aulas são coordenadas pelo professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e ministradas pelos estudantes e enxadristas do Cefet, Erick Anderson do Prado Rocha e Mateus Henrique Oliveira.

O consagrado enxadrista da AAX, Vítor Amorim Fróis, também participa do projeto repassando, às terças-feiras, seus conhecimentos para os novos atletas.

“O projeto que tem como objetivo avançar mais um passo no Plano de Desenvolvimento do Xadrez na cidade, contribuindo para melhoria educacional e intelectual de nossos cidadãos”, conclui o coordenador Adriano.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *