Super banner
Super banner

Parecer de Bosco sobre o Cetec é aprovado

Parecer de Bosco sobre o Cetec é aprovado

Parecer de Bosco sobre o Cetec é aprovado

O parecer do deputado Bosco (PTdoB) sobre o Projeto de Lei 3.842/2013 foi aprovado na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, na reunião de quarta-feira (10). O projeto, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre a desafetação dos bens pertencentes à Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e a autorização de seu uso ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para que seja estruturado um centro tecnológico de referência em Minas Gerais.

A proposição recebeu um substitutivo de Bosco, “apresentado com o objetivo de tornar o texto mais claro”, segundo o parlamentar. A parceria entre as instituições foi iniciada com um convênio entre o Cetec e o Senai, com intermediação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para o parlamentar, que era presidente da comissão no período do início do convênio, “essa fase do processo é muito importante porque vai, efetivamente, permitir que o Senai possa desenvolver seus conhecimentos acadêmicos na área tecnológica, visando a geração de emprego e renda, a diversificação da pauta de produção industrial e a redução do déficit tecnológico de Minas”. O deputado Bosco ainda argumentou que esse projeto “propiciará a multiplicação da capacidade tecnológica do Cetec, por meio do alinhamento estratégico entre um centro de pesquisa e de produção do conhecimento a uma entidade pertencente ao setor produtivo”.

Audiências públicas

Quando presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, no biênio 2011-2012, o deputado Bosco conduziu a realização de três audiências públicas para debater o convênio. A comissão também fez uma visita técnica ao Cetec, oportunidade em que acompanhou as intervenções físicas que a Fiemg realizava no local. Estiveram presentes nesses eventos, dentre outras autoridades, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, e o presidente do Cetec, Marcílio Andrade.

Notícias relacionadas