Super banner

Passeata reivindica direitos para os deficientes físicos

Passeata reivindica direitos para os deficientes físicos

A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (Fada), realizou na manhã de hoje (18), uma passeata para reivindicar direitos aos portadores de necessidades especiais. Dezenas de pessoas participaram e acompanharam da ação que percorrem as principais ruas do Centro e culminou na Praça Governador Valadares com apresentações artísticas.

Até o próximo domingo (22), se comemora a 10ª Semana da Pessoa com Deficiência e os 25 anos da Fada em Araxá. O tema “Iguais nas Diferenças” visa alertar a população quanto ao espaço cada vez mais ocupado pelos deficientes. As atividades têm parceria da Associação dos Surdos de Araxá (ASA) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá (Apae).

Para a diretora Administrativa da Fada, Maria da Conceição Aguiar Santos (Cota), a cidade ainda precisa passar por um grande processo de adaptações, não só estruturais, mas de comportamento.

“A intenção da passeata é estar mostrando à sociedade que nós, deficientes, existimos e precisamos ocupar o nosso espaço. Para isso, é necessário atitudes, modificações e ações para que a pessoa com deficiência possa ser incluída”, destaca.

Ela diz que falta acessibilidade para que o portador de necessidades especiais possa exercer a cidadania. “É necessária a construção de acessos, principalmente urbanos, além de modificações para que nós possamos ter, pelo menos, o exercício e o direito de ir e vir para exercer a cidadania nas áreas de lazer, cultura, esportes, escola e trabalho.”

Cota enumera alguns locais de difícil acesso. “As próprias escolas são edificações antigas, que não têm acessos para receber um cadeirante, prédios públicos, prefeitura, Câmara Municipal, empresas e demais edificações.” Ela afirma que a cidade tem, no máximo, 10% dos prédios acessíveis e o lazer também é restrito. 

Programação

Na tarde de hoje (18), os vereadores participam do Dia de Vivência. Eles sairão da sede da Câmara e percorrerão as ruas do Centro para viver um dia na pele de um deficiente.

Amanhã (19) ,acontece a palestra Educação Inclusiva, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), às 19h.

Os jogos paraesportivos também serão realizados no Uniaraxá, na sexta-feira (20) e no sábado (21), das 8h às 17h. Na noite de sábado (21), acontece o baile de confraternização Amigos da Fada, a partir das 20h30, no Girassol Clube de Campo. No domingo (22), às 9h, acontece o encerramento da 10ª Semana da Pessoa com Deficiência em Araxá. 

Notícias relacionadas