Super banner

Pequeno Jardineiro será transferido para a avenida João Paulo II

Pequeno Jardineiro será transferido para a avenida João Paulo II

A Prefeitura de Araxá vai transferir o programa Casa do Pequeno Jardineiro do Parque Municipal Teófilo Barbosa, localizado na Avenida Ecológica, para uma nova estrutura que será construída para o programa em uma área ao lado do futuro Centro Administrativo, na av. João Paulo II, que pertence ao Instituto Estadual de Florestas (IEF).

A Fundação Maçônica de Araxá, administradora do parque, solicitou a desocupação imediata da área porque a prefeitura não cumpriu o compromisso de pagar as taxas de água e energia. O imóvel possui uma dívida R$ 8 mil com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) referente aos últimos três meses.

De acordo com o decreto 4.230, de 30 de maio de 2003, a área pública de 18 mil m² foi cedida gratuitamente por 20 anos prorrogáveis pelo mesmo período à Fundação Maçônica de Araxá para a implantação do projeto Bosque das Acácias.

Um convênio assinado em 2006 permitiu que a Casa do Pequeno Jardineiro fosse implantada no local, mas não foi renovado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa em 2009. Mesmo sem o convênio assinado, a administração municipal quitou as contas de água e energia até abril passado, mas com o alto valor das contas desistiu da parceria.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Luciano Pires, responsável pelo Pequeno Jardineiro, diz que a transferência será a mais rápida possível.

“Vamos contar com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Rural para fazer uma estrutura semelhante ao que temos atualmente na área onde hoje o projeto está instalado. Os pais e os adolescentes podem ficar tranquilos que o programa não será paralisado, já realizamos a mudança provisória e as atividades estão sendo realizadas na área do IEF, ao lado da área que está cedida à Fundação Maçônica”, afirma.

“É claro que teremos algumas dificuldades nesse período de transição, mas vamos fazer de tudo para oferecer total condição de trabalho aos adolescentes”, acrescenta o secretário.

Roteiro turístico

Além de capacitar 60 jovens de 14 a 17 anos para o mercado de trabalho, o programa Casa Pequeno Jardineiro foi incluído no ano passado como um dos pontos a serem visitados pelos turistas. A administração municipal contratou os jovens para trabalhar na produção de mudas e em outros projetos ambientais no município.

“Esse projeto terá grande futuro, pois estamos aproveitando uma área de extrema beleza natural que vai nos ajudar a desenvolver o trabalho rotineiro que é a produção de mudas e ainda incrementar o turismo. Pois, com certeza, muitos visitantes e até mesmo os araxaenses vão querer passar agradáveis momentos na Casa do Pequeno Jardineiro”, disse Jeová na época.

Notícias relacionadas