Super banner
Super banner

PM realiza campanha contra o uso do cerol

PM realiza campanha contra o uso do cerol

PM realiza campanha contra o uso do cerol 1

Da Redação – Diante do clima propício para se soltar pipas, como ocorre nos meses de agosto e setembro, é comum encontrar crianças, jovens e até mesmo adultos empinando as famosas pipas pelas ruas e lugares mais estratégicos da cidade. Entretanto é preciso ter cuidado quando a turma resolve soltar pipas.

O primeiro vilão é o cerol, uma mistura de cola e vidro, que as crianças passam na linha para disputar a pipa do outro. Embora pareça divertido, inúmeros casos de morte são registrados por cortes da linha. Segundo dados da Associação Brasileira de Motociclistas, são mais de 100 acidentes por ano, sendo que 25% deles são fatais.

Não só os motoqueiros podem sofrer com um corte do cerol. Os animais também correm riscos, principalmente, aqueles que voam mais alto, como os urubus, gaviões e corujas. As aves de médio porte, como pombas e passarinhos, quando sofrem uma lesão, raramente conseguem sobreviver. Conforme divulgou o Ibama, apenas 10% destes animais que são lesionados, são encaminhados para a instituição.

Além disso, o cerol é proibido no estado de Minas Gerais, de acordo com a lei 14.349 de 15 de Julho de 2002. Para quem desrespeitar as regras, a pena varia em multa entre R$ 100 a R$ 1.500 e as crianças flagradas são encaminhadas ao Juizado da Infância e da Juventude. Assim, os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados, pagando multas e ainda terão que arcar com as responsabilidades civil e penal no caso de se registrarem com o uso do cerol, danos a pessoa física, ao patrimônio público ou a propriedade privada.

Por isso a Policia Militar recomenda aos motociclistas o uso de antenas protetoras antilinhas e solicita a população e principalmente aos motociclistas que denuncie pelo 190 os locais onde crianças/adolescentes estejam soltando pipa, como forma de auxiliar a Policia Militar a coibir a prática deste delito.

A Policia Militar desenvolverá diversas atividades de combate ao uso do cerol e para começar será realizada uma Blitz Educativa nesta segunda (13), às 15h na rua Mariano de Ávila, onde serão distribuídos dicas de conscientização aos motociclistas e pedestres.

Notícias relacionadas