PMA inicia campanha “Outubro Rosa” em Araxá

PMA inicia campanha “Outubro Rosa” em Araxá

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início as atividades referentes à campanha “Outubro Rosa” destinada a prevenção de câncer de mama para as mulheres no sábado, 8 de outubro. A primeira unidade de saúde a receber o público feminino no último final de semana foi a Unisul.

As mulheres foram recepcionadas por uma equipe multidisciplinar que realizou exame preventivo do colo uterino, mamografia, orientação sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, distribuição de preservativos, avaliação nutricional, avaliação odontológica e grupo de conversa com adolescentes.

De acordo com a referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança Joyce Oliveira da Silva, 45 atendimentos foram efetuados nesse primeiro dia de atividades.

Ela enfatizou que 14 pacientes foram atendidas com exame preventivo do colo de útero, 13 solicitaram exame de mamografia, 8 pessoas participaram do grupo sobre fortalecimento de períneo, realizado pela equipe de fisioterapia, 5 mulheres passaram por avaliação antropométrica e orientação da pirâmide alimentar promovida pela equipe de nutrição e mais 5 participantes do grupo de orientação em Saúde Bucal.

Quem não teve a oportunidade de usufruir desses serviços, a Secretaria Municipal de Saúde reserva os dois próximos finais de semana deste mês. As unidades de Saúde – Unisa, Unioeste e Uninordeste – receberão no sábado, 15 de outubro, essas mesmas atividades relacionadas a prevenção do câncer de mama, foco principal da campanha Outubro Rosa, e de exames e oficinas referentes a saúde da mulher.

Essas unidades ficarão de portas abertas para o público das 8h às 11h, assim como a Uninorte, a Unileste e a Unicentro, no sábado, 22 de outubro, encerrando as atividades da campanha Outubro Rosa em Araxá.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *