Super banner

PMA lança Trabalho Técnico Social voltado para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida

PMA lança Trabalho Técnico Social voltado para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida

PMA lança Trabalho Técnico Social voltado para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida 1

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, lançou, nesta quarta-feira (22), o Trabalho Técnico Social que será realizado com os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida – residenciais Max Neumann, Villa Verde e Villa Mayor.

A Iniciativa vai contemplar 1,5 mil famílias. O projeto compreende em um conjunto de estratégias, processos e ações, realizado a partir de estudos diagnósticos integrados e participativos do território. A assistente social Patrícia Dias, uma das gestoras da empresa Comviver (BH), vencedora da licitação para executar o projeto, explica que o trabalho terá cursos, oficinas e demais atividades que proporcionem uma maior integração da comunidade.

PMA lança Trabalho Técnico Social voltado para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida 2

“O trabalho social envolve atividades práticas que também tenham reflexão, um pouco de teoria e que venham a levar as pessoas a fazer um elo entre o que já existe na cidade, as fortalezas do município, a rede que Araxá tem disponível para o cidadão e que ele possa ter conhecimento e acesso”, comenta a assistente social.

Os quatro eixos do projeto são trabalhar a mediação pela educação como ponte para a aprendizagem do fazer, do ser e do aprender a conviver; fortalecer a família como matriz socializadora, que valoriza e recria identidades, seja individual ou coletiva, resignificando histórias de vida e territórios na perspectiva da participação cidadã; desenvolver o sentimento de preservação da vida, do espaço ocupado ou a ser ocupado; do lar como patrimônio humano pela via do Trabalho Social e conviver para promover comunidade, lugar de raiz e fixação através do afeto; e do direito de morar e ser feliz.

PMA lança Trabalho Técnico Social voltado para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida 3

O secretário municipal de Ação e Promoção Social, Edson Justino Barbosa, comenta que o projeto vai ser executado durante seis meses. “O trabalho é feito diretamente pela empresa e a secretaria, principalmente a de Ação e Promoção Social, que vai atuar de alguma forma como parceira. É um trabalho que eles realizam envolvendo as outras secretarias também. Têm atividades ligadas às áreas da Saúde, da Educação, do Esporte, do Lazer, então, é um trabalho bastante amplo”, ressalta.

Todo um histórico da empresa e de todo o trabalho desenvolvido em Minas Gerais foi apresentado aos convidados.  Em seu discurso, o prefeito Aracely de Paula afirmou que a promoção de iniciativa do Grupo Comviver é extraordinária, e ressaltou a importância de auxiliar os moradores em transformar a casa em um lar.

“Casa para alguns pode ter essa concepção de esconderijo, mas a casa tem que ser um lar, o lugar do aconchego, o lugar da família, o lugar da união, o lugar em que a pessoa se sinta feliz e possa realmente se realizar como ser humano. Quando você assume três grandes empreendimentos imobiliários com casas construídas e tenta transformar todo esse empreendimento em um setor de humanização e convivência das famílias, é uma ação importante”, reitera o prefeito.

Empresa Comviver

A Comviver é uma empresa prestadora de serviços no ramo de pesquisa e desenvolvimento em ciências sociais e humanas, atividades de consultoria, fornecimento e gestão de recursos humanos.

Atua com capacitação na área de: saúde, educação, serviços culturais e serviços sociais, atividades de apoio a educação.

Organiza treinamentos, cursos, palestras e gerenciamento operacional e administrativo de gestão. Administra propriedades imobiliárias em condomínios e organiza regularização fundiária e de desenvolvimento profissional.

Notícias relacionadas