Super banner

Polícia Federal desarticula esquema de fraude no INSS de Araxá

A Polícia Federal (PF) de Uberaba deflagrou, nesta manhã (12), em Araxá, a Operação Lama em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social (MPS).

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Uberaba. A operação contou com a participação de 23 servidores entre policiais federais e servidores do MPS. As buscas ocorreram nas residências dos envolvidos, sendo um destes uma servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Araxá, e em um escritório de contabilidade.

As investigações foram intensificadas há nove meses, a partir de informações trazidas à Polícia Federal pelo próprio Ministério da Previdência Social. Há indícios de que mais de 100 benefícios tenham sido fraudados, porém, este número deve aumentar, pois, há cerca de 350 procedimentos de concessão sob a auditoria da Autarquia. A estimativa é de que a fraude poderá atingir um rombo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

O esquema montado consistia basicamente na inserção de vínculos trabalhistas fictícios, suficiente para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição. A PF realizou uma coletiva de imprensa na manhã de hoje (12) em Uberaba, que contou com a presença do gerente executivo do INSS, Dolorísio Humberto da Silva. Na agência em Araxá ninguém teve autorização para falar sobre a operação.

Confira a entrevista com o delegado da PF, Márcio Valério

 

Notícias relacionadas