Super banner

Bombeiros alertam sobre cerol e materiais que põem em risco a segurança ao empinar pipas

Bombeiros alertam sobre cerol e materiais que põem em risco a segurança ao empinar pipas

Bombeiros alertam sobre cerol e materiais que põem em risco a segurança ao empinar pipas 1

As férias escolares trazem de volta uma das mais antigas brincadeiras infantis: empinar pipa. A diversão, porém, traz com ela o perigo do uso do cerol, mistura de cola e vidro moído, e da linha chilena que pode provocar ferimentos e até mesmo a morte. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) alerta sobre os cuidados que os pais, adolescentes e crianças devem ter para não correr riscos ou provocar acidentes.

As dicas estão publicadas no site do Corpo de Bombeiros, no endereço www.bombeiros.mg.gov.br. A orientação é para que as pessoas não soltem pipas em dias nublados e de chuva e principalmente se houver relâmpagos. A brincadeira deve ser evitada perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. O ideal é procurar locais abertos como praças e parques e com pouco trânsito.

Os papagaios não devem ter rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios e ocasiona acidentes. As crianças devem ser orientadas a não subir em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilizar linha metálica, como fio de cobre de bobinas. Pipas de papel laminado também apresentam grave risco de choque elétrico.

Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las. E ao correr atrás de papagaios, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos.

Atenção motociclistas

Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não faço uso da mistura de vidro moído com cola na linha em nenhuma hipótese. Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.

Os bombeiros aconselham ainda que os condutores de motos equipem o veículo com antenas antilinhas, já que o adereço evita que eventuais linhas com cerol os atinjam diretamente, causando cortes profundos e até fatais.

O uso do cerol é proibido, Lei estadual 14349/02, os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados.

Notícias relacionadas