Super banner
Super banner

População começa a ser vacinada contra a gripe A nesta segunda

População começa a ser vacinada contra a gripe A nesta segunda

A nova etapa de vacinação contra a Influenza A (H1N1), a popular gripe suína, inicia na próxima segunda-feira (22) e acontece até o próximo dia 2 de abril. Serão abrangidos bebês com idade entre seis meses e menos de dois anos que devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, a outra meia dose. Nesta etapa, também serão vacinadas gestantes em qualquer período de gestação e as pessoas com problemas crônicos, exceto idosos, que serão chamados posteriormente.

Na lista dessas doenças entram os problemas do coração, pulmão, fígado, rins, sangue, diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3, os antigos obesos mórbidos. A primeira etapa da vacinação que foi restrita aos trabalhadores de saúde e população indígena encerrou hoje (19).

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase que vai de 5 a 23 de abril. A quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal. Nesse período, os idosos serão vacinados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica (gripe A). A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

A quinta e última etapa compreende o grupo formado pela faixa etária de 30 a 39 anos, com a vacinação ocorrendo entre 10 a 21 de maio próximo. A vacina é contraindicada em casos de alergia grave às proteínas do ovo ou a outro item de sua composição. Em caso de dúvida, o paciente deve avaliar junto ao médico a indicação para ser vacinado.

O secretário Municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, diz que cerca de 33 mil pessoas devem ser vacinadas em Araxá. “As vacinas serão disponibilizadas especialmente para grupos de risco. Quem define a estratégia é o governo do Estado, mas a nossa expectativa é vacinar cerca de 33% da população”, afirma.

“O objetivo é evitar um surto do vírus que rapidamente se espalhou pelo mundo, provocando a morte de milhares de pessoas. Nos próximos dias, os agentes de saúde vão receber a vacina, pois são os primeiros a fazer contato com o possível paciente. Essa é a primeira medida tomada pelo Estado para a prevenção contra a doença”, acrescenta o secretário.

De acordo com ele, o município está melhor preparado para combater a gripe suína. “O país inteiro vai se preparar melhor, já que adquirimos muita experiência no ano passado. Brevemente, vamos ter disponível na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Araxá leitos para isolamento. Antes, o paciente ficava isolado no PAM (Pronto Atendimento Municipal), mas não tínhamos as ações necessárias para realizar corretamente o procedimento.”

O secretário explica que as medidas feitas no ano passado vão ser as mesmas neste ano. “Principalmente o trabalho de prevenção, vigilância e assistência. Temos que ter cuidado porque nós vimos que a gripe A pega mesmo. Já tivemos informações que cidades mais frias no Brasil registraram novamente casos em 2010, por isso, temos que ficar atento e está preparado para quando o inverno chegar”, destaca Belo.

Cronograma de vacinação

2ª etapa – 22 de março a 2 de abril – Vacinação dos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), dos bebês entre seis meses e menos de dois anos e das gestantes.

3ª etapa – 5 de abril a 23 de abril – Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.

4ª etapa – 24 de abril a 7 de maio – Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas, os quais também tomarão a vacina contra gripe comum.

5ª etapa – 10 de maio a 21 de maio – População de 30 a 39 anos.

Notícias relacionadas