Super banner

Prefeitura analisa locação de equipamentos da Ruralminas para recuperação de estradas

Prefeitura analisa locação de equipamentos da Ruralminas para recuperação de estradas

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Caio Márcio Côrtes, recebeu a visita da gerente Regional da Fundação Rural de Mineira (Ruralminas), Elisa Nunes Valadão, e do analista de Desenvolvimento Rural, Jamil Elias Barbosa. O objetivo foi analisar o interesse da prefeitura na locação de equipamentos da Ruralminas para serviços de recuperação em cinco trechos de estradas vicinais da Zona Rural de Araxá, que totalizam 88 km, conforme levantamento realizado em março de 2007.

A Ruralminas conta com o programa estadual Caminhos de Minas, que visa a melhoria geral da infraestrutura e crescimento econômico do setor rural. As prefeituras interessadas em utilizar os equipamentos da fundação devem pagar por hora-máquina ao preço de tabela vigente, além de disponibilizarem operadores e combustível. A Ruralminas também presta assistência técnica para a execução das obras.

De acordo com Elisa, a locação pode ser feita para um ou todos os trechos. Trata-se, contudo, de um serviço definitivo, incluindo alargamento das pistas para 6 m, levantamento de greide em toda a extensão com altura de 20 cm de argila e material argiloso nas extremidades das estradas, levantamento de greide em todos os bueiros com 20 m de comprimento e altura de 60 cm, recuperação e/ou confecção de pontes, bacias de captação e assentamento de mata-burros.

Dessa forma, se evitaria que as estradas necessitassem de recuperação todos os anos em época de chuvas. De acordo com Caio, o projeto de recuperação das estradas vicinais pode ser apresentada a um deputado estadual e, através de emenda, conseguir a verba para a execução das obras.

Notícias relacionadas