Super banner

Prefeitura cancela plantão odontológico na rede pública

Prefeitura cancela plantão odontológico na rede pública

O plantão odontológico da Unidade de Atendimento de Especializado (UAE) foi cancelado pela Secretaria Municipal de Saúde. O serviço era oferecido após o expediente de segunda a sexta-feira e nos finais de semana. De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, a demanda de pacientes durante o plantão era muito baixa e por isso foram cancelados.

“Nós tínhamos excelentes odontologistas trabalhando no plantão, mas não tinha escala. Aconteciam um ou dois atendimentos por noite”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, afirma que quem necessitar de atendimento de urgência e emergência em odontologia deve procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM), anexo à Santa Casa. Segundo ele, o paciente será avaliado pela enfermaria e, se a sua situação for grave, o odontologista será solicitado.

Jeová diz que os dentistas que faziam o plantão passaram a atender nas Unidades Integradas de Saúde (Unis) e o UAE continuará tendo atendimento no horário de expediente, das 7h ás 19h.

“No plantão tínhamos dentistas de sobra e agora nas Unis vamos fazer a profilaxia (prevenção) dos pacientes para que eles não tenham casos graves. O recurso que gastávamos com o plantão agora pode ser direcionado para a construção da UTI neonatal ou reforma do maquinário da Santa Casa. Estamos primando pelos resultados, pela qualidade de serviço, custo baixo e escala.”

Notícias relacionadas