Super banner
Super banner

Prefeitura define por calçadão para revitalizar a Olegário Maciel

Prefeitura define por calçadão para revitalizar a Olegário Maciel

Prefeitura define por calçadão para revitalizar a Olegário Maciel 1

Da Redação – A Prefeitura de Araxá definiu qual será o subprojeto da revitalização arquitetônica e urbanística da região central a ser implantado na rua Presidente Olegário Maciel. O prefeito Jeová Moreira da Costa anunciou que será construído um calçadão sem a passagem de veículos no local de maior movimentação econômica da cidade.

Com o piso em pedras, não havendo diferenciação entre calçada e pista, a rua passará a servir exclusivamente o pedestre, com horários de carga e descarga para os estabelecimentos comerciais. A fiação será subterrânea, dando qualidade visual ao ambiente. Os novos postes atenderão somente a iluminação pública integrados com um conjunto de mobiliário urbano, formado por bancos e cachepots com árvores, de acordo com projeto do arquiteto Gustavo Penna. A expectativa é que as obras, que compreendem a primeira quadra da rua, comecem depois das comemorações da Semana Santa.

O futuro da rua Presidente Olegário Maciel foi o ponto de maior polêmica no projeto de revitalização do Centro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias realizou uma série de reuniões com comerciantes e lojistas para debater qual a melhor alternativa para o local nos últimos meses.

Segundo o prefeito, os empresários é que escolheriam entre a construção de um calçadão ou de uma via reduzida (sem estacionamentos), apesar da preferência da administração municipal pela primeira opção. A prefeitura também realizou viagens para cidades turísticas que possuem calçadões em seus grandes centros econômicos, dentre elas, Curitiba, primeira cidade no mundo a implantar um calçadão.

O prefeito afirma que as obras serão iniciadas após as comemorações cristãs da Semana Santa. “A princípio tínhamos colocado aos comerciantes que as obras da rua Presidente Olegário Maciel seriam iniciadas após o Carnaval, já que até esta data é considerada alta temporada em Araxá. A partir do Carnaval começa a baixa temporada, mas a secretária Alda Sandra Barbosa Marques solicitou que as obras fossem iniciadas só depois das comemorações da Semana Santa, pois recebemos um grande fluxo de turistas neste feriado. Portanto, acreditamos que até junho próximo as obras na Olegário Maciel serão iniciadas”, afirma o prefeito.

De acordo com Jeová, as obras na avenida Antônio Carlos serão efetivamente iniciadas após as chuvas, a parte de demolição do antigo canteiro central foi concluída. “Já está tudo pronto para iniciarmos a parte subterrânea da obra que é a construção da rede pluvial e estamos aguardando o preparativo para realizar a outra parte dessa etapa que é a fiação elétrica. A terraplanagem vai começar assim que tivermos condições climáticas favoráveis para executar a construção do teatro. Já fizemos a remoção de todas as plantas da avenida que foram levadas para a área do futuro Centro Administrativo e as praças da cidade” explica.

“Na minha análise, houve um resultado satisfatório do trabalho realizado nesses primeiros 30 dias de preparação da obra. Nós já estamos prontos para efetivamente iniciar a execução do projeto, a obra propriamente dita”, destaca o prefeito.

Perspectiva da futura rua Presidente Olegário Maciel (primeira quadra)

Prefeitura define por calçadão para revitalizar a Olegário Maciel 2

Notícias relacionadas