Super banner

Prefeitura elabora o projeto social Construindo Pessoas com Arte e Ofício

Prefeitura elabora o projeto social Construindo Pessoas com Arte e Ofício

Comitiva da Prefeitura de Araxá durante visita técnica em Betim - Foto: PMA

A Prefeitura de Araxá se prepara para a implantação do projeto social Construindo Pessoas com Arte e Ofício. Na última semana, uma equipe da administração municipal esteve em Betim para conhecer a sede da ONG Salão do Encontro, instituição que promove a cidadania por meio da arte e deve ser modelo para a proposta araxaense.

De acordo com a chefe de Gabinete, Lúcia Helena, o exemplo pode ser adaptado à realidade de Araxá. “Nós fomos ao Salão do Encontro em Betim para conhecer um projeto que existe há mais de 40 anos. Se deu certo lá, aqui também pode dar, com a união das secretarias e das pessoas”, destaca.

Lúcia Helena conta que o projeto está em fase de elaboração e, assim como a ONG Salão do Encontro, deve oferecer oficinas de artesanato, marcenaria, entre outras atividades para que os participantes possam aprender um ofício. O público-alvo é abrangente. “Nós vamos implantar este projeto que vai trazer crianças, idosos, adolescentes, pessoas carentes, andarilhos e também o pessoal do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).”

O projeto está previsto para funcionar em duas unidades, uma delas será na fazenda da prefeitura em no distrito de Itaipu. A área de 89 hectares já está sendo preparada para receber os galpões das oficinas e o alojamento. A outra unidade será no Barreiro, onde funcionava a antiga Escola Municipal Marquês do Paraná. Segundo Lúcia Helena, os produtos desenvolvidos nesses locais devem ser comercializados com a finalidade de gerar renda para os participantes e atrair turistas.

Ainda de acordo com a chefe de Gabinete, o projeto deve ser implantado através do Liceu de Artes e Ofícios e de outras entidades, com o apoio das secretarias municipais e em parceria com outros projetos já existentes, como o Pequeno Jardineiro.

Notícias relacionadas