Super banner
Super banner

Prefeitura, Governo do Minas e CBMM se unem para construir UTI Neo Natal

Prefeitura, Governo do Minas e CBMM se unem para construir UTI Neo Natal

Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Araxá, o Governo do Estado e A CBMM uniram forças e um sonho antigo da população de Araxá está prestes a ser realizado. A UTI Neo-Natal, unidade hospitalar especializada em atendimentos a recém nascidos, já está com a verba toda viabilizada para ser construída. Na manhã de segunda-feira, o Deputado Bosco esteve em Araxá para a assinatura do convênio que garantiu parte da quantia que será destinada ao centro.

Este esforço conjunto somou os mais de cinco milhões de reais que vão financiar toda a obra. O repasse do Governo do Estado,  na ordem de 1,38 milhões de reais vai dar início às obras. A CBMM entrou com uma contrapartida de 1,5 milhões e os outros 2,3 milhões foram integralmente custeados pela Prefeitura Municipal, com parte dos recursos destinados ao setor de Saúde Pública.

Com as verbas já em caixa, as obras deverão começar ainda este ano e no mais tardar ao final do primeiro trimestre de 2014 a UTI-Neo Natal de Araxá estará pronta. A unidade vai funcionar na atual UTI adulto, para isso o Governo do Estado destinou um repasse de 1,172 milhões para a realocação do setor, que será transferido para a estrutura em metal já construída pela prefeitura.

Na assinatura dos convênios Bosco esclareceu os motivos dos atrasos no repasse. De acordo com o Deputado, para investimentos dessa natureza, o Governo do Estado prioriza cidades com altos índices de mortalidade infantil e como Araxá não apresenta números elevados, dificultou a viabilização dos recursos. Contudo, um trabalho conjunto entre o parlamentar e a Administração Municipal, conseguiu fazer com que Araxá fosse um dos 10 municípios mineiros contemplados. “É uma obra que vai beneficiar a cidade e toda a região”, destacou Bosco.

Para a Secretária Municipal de Saúde e Vice-Prefeita, Edna Castro, falou do esforço do município para que esse projeto fosse concretizado. “A gente uniu forças, buscou parcerias e é importante a população  saber que a maior contribuição financeira vai ser da Prefeitura de Araxá”, conclui.

O prefeito Doutor Jeová, grande idealizador do projeto, deixou claro que o município vai completar a verta e realizar o grande sonho da comunidade araxaense, que é construir e equipar a UTI Neonatal. “Já construímos a principal estrutura e, agora, contando com verbas do Governo do Estado e da CBMM, vamos adicionar mais 2,3 milhões para concluir a UTI, ficando aptos a prestar atendimento para crianças que nascem prematuros ou com qualquer tipo de necessidade de atenção médica”, destacou o Chefe do Executivo araxaense.

Notícias relacionadas