Super banner

Prefeitura inaugura melhorias na Santa Casa de Misericórdia

Prefeitura inaugura melhorias na Santa Casa de Misericórdia

A Prefeitura de Araxá promoveu a solenidade de inauguração das melhorias e a implantação da tomografia computadorizada na Santa Casa de Misericórdia, com investimentos de R$ 1,6 milhão na reforma da sala de recepção, no novo auditório, na farmácia hospitalar, na lavanderia e na sala de tomografia.

Cada espaço recebeu o nome de pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo de seus 124 anos. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (16) e contou com a presença de diversas autoridades políticas, funcionários do hospital e da prefeitura, além de homenageados e familiares.

A sala de recepção (acesso pela praça Dr. Ayres Maneira) foi totalmente reformada e conta com uma ampla área de espera e uma rampa para entrada exclusiva de pedestres e portadores de necessidades especiais. O auditório foi ampliado para oferecer mais conforto e receber um maior número de pessoas, a lavanderia readequada às normas de exigências da Vigilância Sanitária e a farmácia hospitalar transferida para área central da Santa Casa, com a criação de novas áreas para dispensa de medicamentos.

Além disso, uma sala de tomografia computadorizada foi construída para receber o aparelho de última geração viabilizado pelo deputado federal Aracely de Paula, com recursos do Fundo Nacional de Saúde.

Parceria

O prefeito Jeová Moreira da Costa destaca que as melhorias realizadas é fruto da parceria firmada no início do ano entre a administração municipal e a Santa Casa. “Agora vamos nos preparar para atingir a alta complexidade na ortopedia e na hemodinâmica. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é outro objetivo que estamos buscando para que a Santa Casa passe a ter uma condição de dignidade para não ter mais prejuízos financeiros.”

De acordo com o prefeito, as inaugurações marcam uma nova etapa na gestão da Santa Casa. “É obrigação dos governos municipal, estadual e federal equiparem o hospital com aparelhos modernos que venha trazer uma atualização em tecnologia. Hoje, estamos tendo o prazer de contribuir para esse avanço.”

Mais investimentos

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, ressalta que mais investimentos serão inaugurados nos próximos dias. “Vamos implantar a nova UTI (total de 20 leitos), a UTI neonatal, o arco-cirúrgico, construir três novos consultórios e a sala que vai abrigar a hemodinâmica. Com todos esses investimentos, vamos tornar a Santa Casa viável para que ela possa ter sua receita e cumprir com seus compromissos.”

O secretário garante que o baixo número de médicos na rede municipal de saúde (38) não atrapalha o atendimento. “Com este número de médicos trabalhando com qualidade acaba compensando 60 (número considerado ideal para a microrregião). Nós fizemos os ajustes necessários e os profissionais que temos hoje na rede são pessoas que têm um carinho, uma dedicação com o paciente. Também estamos trabalhando para que os médicos que afastaram da rede volte porque a atividade deles é importante no sistema.

Para Aracely de Paula, a saúde publica municipal vai dar um salto de qualidade com os investimentos planejados pelo prefeito Jeová.

“A saúde pública em Araxá vai ser um diferencial, não vai ser um enfeite de campanha eleitoral. Faltam recursos para muitos investimentos, mas se priorizar a saúde as coisas funcionam. A média de vida da população aumentou e consequentemente a demanda de pacientes. Os recursos são precários e se não houver essa priorização, e a saúde não tiver um investimento maciço, nós vamos chegar ao caos”, ressalta.

Notícias relacionadas