Super banner
Super banner

Prefeitura inicia vacinação antirrábica animal no perímetro urbano

Prefeitura inicia vacinação antirrábica animal no perímetro urbano

Após realizar a primeira etapa da vacinação antirrábica animal na zona rural, a Prefeitura segue com a campanha no perímetro urbano a partir de segunda-feira, 21. Com a estimativa de 13 mil animais a serem vacinados até sábado, 26, a vacinação será realizada em diversos pontos da cidade. O objetivo é incentivar o cidadão a levar o seu animal de estimação para vacinar contra a raiva.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, além das arranhaduras ou lambeduras em feridas abertas ou mucosas. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre.

“Normalmente, quando o animal está raivoso, ele apresenta um aumento na saliva porque a raiva apresenta uma paralisia dos seus músculos faciais. Como paralisa, ele não engole a saliva, fica raivoso, ou seja, muito agressivo. É uma doença que ataca os nervos do animal”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Flávia Rios.

Ela reforça que a prevenção é o melhor caminho para combater a raiva. “É uma doença fatal. Por isso que nós precisamos cuidar desses animais para não transmitirem a doença. É através da saliva do animal é que adquirimos a raiva. A prevenção é o melhor remédio a se seguir. Por causa da campanha e da conscientização que fazemos, não registramos caso de raiva há trinta anos”, comenta.

Os dias e os locais de cada posto de imunização da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já estão disponíveis no site.

 

Na zona rural

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona rural superou a meta estipulada para esse ano e o número de animais imunizados da raiva no ano passado. Ao todo, 2.771 cães e gatos foram vacinados entre os dias 31 de julho e 12 de agosto, ultrapassando a meta estabelecida pela Prefeitura de Araxá, que correspondia a 2.500 animais. Em 2016, o número de vacinados chegou a 2.627 cães e gatos que receberam as respectivas doses no meio rural.

 

Confira o cronograma e locais de vacinação

Prefeitura inicia vacinação antirrábica animal no perímetro urbano 1

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x