Super banner

Prefeitura propõe desapropriação do Hotel Colombo para implantação de campus universitário

Prefeitura propõe desapropriação do Hotel Colombo para implantação de campus universitário

Hotel Colombo - Foto: Divulgação

Da Redação/Jorge Mourão – A Prefeitura de Araxá encaminhou nesta semana para apreciação da Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a compra (desapropriação) do Hotel Colombo e terrenos ao entorno no valor de até R$ 3 milhões para a implantação de um campus universitário em Araxá, além de inserir a finalidade no Plano Plurianual de Araxá (PPA) vigente (2010/2013), já que compete ao município priorizar a oferta do ensino infantil e da educação básica. Um dos sócios do hotel é o presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Walter Ogawa.

A intenção do prefeito Jeová Moreira da Costa é trazer cursos superiores de graduação para serem executados na infraestrutura do histórico prédio do Hotel Colombo, iniciando pelo setor de turismo e hotelaria. O projeto vem sendo negociado há algum tempo com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sediada em Uberaba.

“O objetivo é que a Câmara autorize o município a adquirir o imóvel para cessão ou eventual doação para alguma entidade implantação de um campus universitário. A princípio já existe uma manifestação favorável da UFTM em trazer um campus para o Hotel Colombo e direcionar alguns cursos na área de turismo e hotelaria”, afirma o assessor jurídico da prefeitura, Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira.

“Em todos os aspectos, até por se tratar de um prédio como o do Hotel Colombo que sabidamente encontra-se à venda, a prefeitura, verificando a infraestrutura do local, entendeu ser adequada a implantação da universidade. Seriam necessárias poucas reformas para o curso ser imediatamente implantado. A prefeitura quer apoiar e agilizar a vinda desse campus para Araxá, e para isso optou por doar um imóvel para essa implantação. Caso esse campus da UFTM venha a ser implantado, os cursos serão de grande valia para a educação e para o município” destaca o assessor.

Amplo debate na Câmara

Já durante a reunião ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (26), a bancada da oposição alegou que o Hotel Colombo não oferece condições físicas para abrigar um campus. Lembraram ainda que o curso de Turismo e Hotelaria ofertado pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) foi fechado recentemente por falta de demanda.

Pela bancada de situação, o vereador José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão) disse que o projeto precisa ser amplamente discutido pela Casa para esclarecimentos de dúvidas, principalmente em relação à desapropriação que movimentaria o valor de R$ 3 milhões.

Notícias relacionadas