Super banner

Prefeitura próxima de assumir a gestão do CAM e CAC

Prefeitura próxima de assumir a gestão do CAM e CAC

A Prefeitura de Araxá e a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama) estão perto de um acordo para a volta do funcionamento dos centros de atendimentos à Mulher (CAM) e à Criança (CAC).

O gestor municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, apresentou a proposta de comodato (empréstimo) das sedes do CAM e CAC, dos móveis e equipamentos para a prefeitura pelo prazo de cincos anos, prorrogáveis por mais cinco, em reunião realizada na manhã de hoje (3), na Secretaria Municipal de Saúde.

Com isso, a gestão do CAM e CAC ficaria sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Após a reunião, o acordo ficou praticamente fechado. &ldquoVamos convocar uma assembleia geral para apresentar a minuta de comodato ao nosso conselho diretor e buscar o respaldos dos parceiros da Fama e da comunidade para que a gente possa tomar essa decisão&rdquo, diz a superintendente da Fama e vereadora, Lídia Maria de Oliveira Jordão Rocha da Cunha.

Lídia fala sobre a expectativa da Fama sobre o comodato

Se assinado, o comodato (através de lei municipal) ainda precisa da aprovação da Câmara Municipal. &ldquoTemos o apoio da Câmara desde o início das conversações e os objetivos constantes da Fama serão mantidos que o atendimento na área de saúde&rdquo, acrescenta Lídia Jordão.

Antônio Belo afirma que a prefeitura está em negociação com o governo de Minas para a implantação do projeto Viva Vida nos dois centros de atendimento. &rdquoCom isso, o Estado custearia entre 70% e 80% dos gastos com os profissionais necessários para o atendimento no CAM e CAC&rdquo, afirma o gestor.

Ele acrescenta que a prefeitura ainda não definiu se vai manter ou modificar os atendimentos que eram realizados anteriormente no CAM e CAC. Além de Antônio Belo e Lídia Jordão, a reunião contou com a presença dos vereadores José Maria Lemos Júnior e Márcio de Paula Duarte.

Viva Vida

O programa Viva Vida tem como objetivo a redução da mortalidade infantil e materna. O fluxo de atendimento obedece à lógica das redes de atenção à saúde, ou seja, o paciente, depois de passar pela avaliação da equipe de Saúde da Família, se constatada a necessidade, é encaminhado ao Centro Viva Vida.

Notícias relacionadas