Prefeitura trabalha para criar rede de contatos visando fortalecer o turismo rural

Prefeitura trabalha para criar rede de contatos visando fortalecer o turismo rural

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos trabalha na criação de uma rede de contatos que valorize o turismo rural da cidade e região. Uma das ações já realizadas foi o curso “Empreendendo o Turismo no Espaço Rural”, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, neste mês.

A criação de uma rede de comunicação propõe a integração entre o empreendedor do espaço rural e o guia de turismo, que vai buscar divulgar as potencialidades turísticas e levar grupos pequenos e médios para vivenciar experiências reais em locais como fazendas, sítios e cachoeiras particulares.

A Secretaria de Turismo e Eventos já está levantando as informações necessárias para viabilizar a realização do projeto, que tem o mesmo nome do curso, como a descrição de cada propriedade rural interessada em participar de iniciativa, o cadastramento dos guias de turismo interessados através de agências receptivas ou por cadastro de profissionais autônomos, verificar detalhadamente a possibilidade da oferta de transporte compatível com estradas vicinais que serão oferecidos por cada agência ou agente, dentre outras.

Após esse processo, o próximo passo da Secretaria de Turismo e Eventos é buscar parceiros para a elaboração de um folder informativo, no qual constem as potencialidades do espaço rural araxaense. Este material informativo contará com o descritivo de cada propriedade, horários e dias de funcionamento, e os contatos existentes. Fotos dos locais vão ilustrar o material.

A proposta visa que o turista utilize guias e agências credenciadas para chegar até os locais cadastrados, portanto, as informações sobre agências e guias também serão descritas no folder.

A secretária Régia Côrtes destaca que Araxá acompanha o crescimento do turismo rural no Brasil. “O turismo rural ou agroturismo é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar ou visita em ambiente rural e familiar”, ressaltou a secretária.

Os interessados em participar do projeto podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, que fica na Praça Coronel Adolpho, n°28, ou pelo telefone (34) 3662.2598.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: