Super banner
Super banner

Presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca a importância do projeto “Fazendo Escolhas”

Presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca a importância do projeto “Fazendo Escolhas”

Presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca a importância do projeto "Fazendo Escolhas" 1

A Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCCA) está promovendo curso de capacitação aos profissionais ligados à entidade. A presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca que o evento reúne representantes do Ministério Público, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ligados à Secretaria de Ação e Promoção Social, do Conselho Tutelar e demais órgãos da sociedade civil e organizada do município. O encontro foi iniciado na terça-feira (3) e acontece até quarta (4), na Associação Comercial de Araxá (Acia).

A capacitação, por meio do projeto “Fazendo Escolhas”, está sendo conduzida pela consultora e assessora de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Família, Denise Avelino, que veio de Belo Horizonte, aos profissionais dos três subprogramas da FCAA – Centro de Reeducação da Infância e do Adolescente (Cerad), Casa Abrigo e Casa Lar.

Valéria citou que esse projeto vem sendo executado desde o ano passado e recebe recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), abrangendo esses subprogramas que acolhem crianças e adolescentes por diversos fatores como negligência da família, drogadição (dependência química), uso de álcool, maus tratos e violência sexual.

Presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca a importância do projeto "Fazendo Escolhas" 2

Segundo Denise, Araxá está preocupada com as políticas públicas da criança e do adolescente. “É um município que se preocupa e busca oferecer a possibilidade de formação e capacitação dos profissionais que está se organizando. Já foi dado o primeiro passo que é de fundamental importância no que tange a fazer uma política diferenciada para criança e adolescente e famílias do município”, comenta.

Denise acrescenta que a questão da criança e do adolescente precisa ser reconhecida como uma categoria de pessoas que precisam de um atendimento especializado e de todos. “Não é somente do Estado, mas precisa começar pela família, passar pela sociedade e terminar no Estado”, diz a consultora e assessora.

Valéria Sena ressalta a importância da capacitação. “Nós estamos cercados de normas, de leis e de regras que regem todo o funcionamento dessas instituições e as ações que são desenvolvidas nesses abrigos. Então, é fundamental essa capacitação, esse estudo e essa busca de informação para que realize um trabalho com responsabilidade e resolutividade, conseguindo bons resultados”, conclui a presidente da FCAA.

Notícias relacionadas