Super banner
Super banner

Primeira relação de subsedes da Copa deve sair em maio

Primeira relação de subsedes da Copa deve sair em maio

 Primeira relação de subsedes da Copa deve sair em maio 1

Dezessete cidades mineiras, incluindo Araxá, são candidatas a receber o título de Centro de Treinamento de Seleção (CTS) na Copa de 2014. Como alguns municípios apresentaram mais de uma estrutura, o total de candidaturas a CTS em Minas Gerais se eleva a 30, sendo oito só em Belo Horizonte. O Comitê Organizador da Fifa recebeu 185 inscrições, de 145 cidades de 22 Estados do país.

Os CTS são estruturas encarregadas de recepcionar e hospedar as equipes participantes da Copa. O fato de uma inscrição ter sido aceita não significa que o local tenha sido escolhido pelo Comitê Organizador. A Fifa ainda vai fazer uma nova seleção das cidades que atenderem aos requisitos básicos, como estrutura dos centros esportivos de treinamento, distância para aeroportos, localização e estrutura de hotéis.

A previsão é de que a federação divulgue a primeira relação de CTS até o final de maio, compondo assim o chamado Catálogo Oficial do Centro de Treinamento. Nessa primeira triagem, serão aprovados, no mínimo, 64 locais, mas o objetivo é criar 90 opções.

“O título de CTS gera empregos, incrementa o turismo e fortalece a imagem da cidade, que ganha visibilidade mundial”, comenta o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso.

A seleção dos CTS será baseada em critérios estritos. Com relação ao setor hoteleiro, por exemplo, o hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho).

Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.

Sobre o setor aeroportuário, a cidade deve ser próxima de algum aeroporto com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento hotel-aeroporto via ônibus, com batedores. Já a distância máxima de deslocamento entre hotel e centro de treinamento deverá ser de 20 minutos.

Por último, o CTS deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela Fifa, além de spa, piscina e áreas fitness.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas