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Procon registra mais de 7 mil atendimentos neste semestre

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Araxá registrou neste semestre 7.549 atendimentos. Foram 432 processos abertos (90% resolvidos). As demais reclamações foram solucionadas diretamente pelo órgão.

As operadoras telefônicas (90% de telefonia celular) encabeçam a lista de reclamações, com 545 registros. As principais reivindicações são a burocracia no cancelamento de contas, propagandas enganosas e a falta de clareza nas promoções.
 
Em segundo lugar estão os produtos com defeitos, com 357 registros. Os cartões de crédito assumem a terceira colocação da lista, com 340 reclamações, a maioria delas por cobranças indevidas, falta de envio de fatura, cobrança de seguro de vida e de título de capitalização não solicitados.

Na quarta posição, o Procon registrou as renegociações de dívidas, com 332 reclamações e, na quinta colocação, estão os contratos bancários, com 240 registros.

De acordo com a supervisora do Procon Neida Reis, são atendidas, em média, 75 pessoas por dia, uma demanda cada vez maior na cidade. “Hoje, o consumidor está mais consciente de seus direitos, mas tem pecado muito pela falta de exigência de documentos. Isso faz com que ele não consiga resolver o seu problema”, afirma. Ela acrescenta que os documentos exigidos devem ser ordens de serviço, notas fiscais, recibos de pagamento e/ou contratos.

O Procon de Araxá está situado no anexo da prefeitura, com atendimento realizado de segunda a sexta, das 10h às 17h (sem intervalo) e pelo telefone 3662-2444.

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