Proerd forma mais 698 alunos

Proerd forma mais 698 alunos

A Polícia Militar (PM) promove a solenidade de formatura da primeira turma de 2011 – 698 alunos – do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) a partir das 19h desta noite (5), no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Araxá. O programa é executado na cidade há oito anos e já formou mais de 13 mil alunos, sendo uma iniciativa da PM de Minas Gerais com base no projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países.

O Proerd é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições para crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças de pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Resultados que podem ser alcançados

De acordo com a PM, pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovam a eficiência do Proerd, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – família, escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem nãos às drogas e à violência.

Notícias relacionadas