Super banner

Professora de Araxá participa de congresso internacional de educação

Professora de Araxá participa de congresso internacional de educação

Erilda Marques Pereira Rocha

A coordenadora pedagógica dos Cursos de Capacitação do Centro Cultural Crescer, Erilda Marques Pereira Rocha, participou no mês passado do 9 º Congresso Internacional em Didática de Ciências, realizado em Girona na Espanha.

Durante o congresso a professora apresentou seu trabalho sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental, abordando as considerações sobre sua implementação no Brasil.

Segundo Erilda, a tese retrata os princípios que norteiam e analisam o currículo para a inserção de uma base de educação ambiental nas escolas. Em torno disso foram realizadas discussões sobre a formação do professor voltada para a cidadania crítica emancipatória.

Para participar do congresso a Professora Erilda elaborou uma pesquisa de campo com professores de escolas estaduais e municipais, abordando os principais aspectos do tema, tendo como base a lei aprovada pela Assembléia Legislativa Federal em meados do ano passado. O texto da lei prevê a obrigatoriedade da educação ambiental e defesa civil em todas as esferas do ensino, tanto da rede pública como privada, e aborda os métodos de inserção deste tema na grade curricular das escolas.

A apresentação oportunizou um amplo debate entre especialistas em educação de vários países em torno do tema, também uma troca de experiências entre as nações participantes, através de casos de sucesso que melhoraram o ensino.

Erilda conta que as ações realizadas na cidade foram bastante elogiadas no congresso. “Os representantes disseram que Araxá está no caminho certo e que temos uma posição de vanguarda no que tange a educação”, comentou. A professora atribui o sucesso principalmente ao trabalho de formação continuada de professores da rede pública. “Nós tivemos o prazer de estar na Europa com um trabalho relevante e os frutos estão aqui para que o professor possa ver que vale a pena investir na formação continuada”, completou.

A tese apresentada pela professora Erilda será publicada pela revista Enseñanza de las Ciências, especializada em publicações de artigos de cunho científico, reconhecida mundialmente.

Professora Erilda é graduada em Letras pelo Uniaraxá, mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Doutorada em Ciências pela Universidade de Franca. Além de cuidar da coordenação pedagógica do Centro Cultural Crescer, é professora titular na Escola Municipal Francisco Primo de Melo. Como professora já trabalhou no ensino infantil, fundamental e médio, lecionando matemática, ciências, biologia e ensino religioso. Seus trabalhos de pesquisa relacionam temáticas como, Educação, Ecologia, História Ambiental de Araxá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Química dos Produtos Naturais, Microbiologia.

Notícias relacionadas