Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro

A 7ª Jornada de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), que teve como tema Qualificação Profissional, Inclusão e Exigências do Mercado, teve início no último dia 18 com o Lançamento do livro da professora mestre Ivana Guimarães Lodi – “Um Olhar sobre formadores de formadores – Uma história de vida”. A professora Ivana foi cumprimentada pelos presentes, que ressaltaram sua determinação, carisma e inteligência, características que a inspiraram a relatar fascinantes experiências, histórias de vida e formação de educadores.

Professora Ivana e o reitor Válter Gomes

Prestigiada pelos familiares, pela secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, e um grande público de alunos, professores, funcionários e convidados, a autora falou sobre o trabalho de pesquisa que foi empreendido com o incentivo de colegas, alunos e vários personagens do Uniaraxá no processo de elaboração do livro, a fim de propor à comunidade acadêmica novas ideias, saberes, e suscitar discussões.

O reitor do Uniaraxá, professor mestre Válter Gomes, disse que a instituição recebe com muito orgulho esta obra, que incentiva e valoriza toda a classe docente.

“Lançar um livro é como ter um filho. Comparo-o a uma gestação porque envolve também muito trabalho, cuidado e carinho. E depois de pronto, é enorme o prazer e a emoção de deixar um legado para a eternidade, porque o que se cria e se registra nas páginas de um livro é imortalizado”, comparou o reitor.

O livro “Um Olhar sobre formadores de formadores – Uma história de vida” relata, como o próprio nome diz, história, vida e formação de educadores do Uniaraxá, abrindo portas para influenciar professores, “tendo como norte não a descrição de uma aventura pedagógica irrefletida, inconsequente e sem fundamento, mas narrativas de experiências de práticas e saberes, como alguma coisa da qual esses sujeitos saíram transformados, modificados, como algo que resulta de ações refletidas” (descrição da autora).

O Uniaraxá oferece várias opções de cursos de pós-graduação Lato Sensu, em várias áreas. O seu corpo docente é constituído por 125 professores, sendo 53% de mestres e doutores e o restante por especialistas.

É uma instituição de prestígio e que vem conquistando o respeito e a admiração de diversos segmentos sociais, tornando-se um centro educacional de referência em Araxá, na região e no Estado de Minas Gerais.

“Tentamos, com este livro, recuperar os diferentes sentidos e significados que os sujeitos pesquisados dão à suas experiências e às suas práticas educativas e, por fim, buscamos construir um perfil, uma identidade dos educadores do Instituto Superior de Educação do Uniaraxá”, sintetizou Ivana Lodi.

Notícias relacionadas