Super banner

Professores de Direito participam de curso com jurista renomada

Professores de Direito participam de curso com jurista renomada

Professores de Direito participam de curso com jurista renomada 1

Os professores do curso de Direito do Uniaraxá, Eliana Pavan, Débora Vale Mello, Marcella Idaló, Maristela Dutra e Nilson de Carvalho participaram de um curso sobre “Metodologia do Ensino Jurídico”, ministrado pela jurista Maria Helena Diniz, no Instituto Internacional de Direito em Belo Horizonte, no dia 12 de maio.

O Instituto Internacional de Direito é representante de parcela de juristas e estudiosos do Direito no Brasil, empenhados com o aperfeiçoamento contínuo da eficácia das instituições de ensino. Disponibiliza suas obras e cursos, possibilidade de acesso e pesquisa a temas jurídicos essenciais e atuais. Além de jurista, Maria Helena Diniz é fundadora do instituto, professora titular da PUC-SP e coordenadora da subárea de Direito Civil Comparado nos cursos de pós-graduação em Direito da PUC-SP.

Em cada um dos tópicos abordados no curso, foram apresentadas verdadeiras diretrizes para a prática da docência. Os aspectos teóricos tiveram como ponto de partida o universo da formação intelectual, jurídica e humanista do aluno, de modo a desenvolver a capacidade de compreensão, argumentação, análise e síntese, passando pela possibilidade de prova oral e comparativa.

Débora Vale, Maristela Dutra, Maria Helena Diniz, Eliana Pavan, Marcella Idaló e Nilson Carvalho - Divulgação

Especial atenção foi dada à relação humana, englobando a importância da dignidade, liberdade e solidariedade, que levam o aluno a aprender a respeitar tais sentimentos. Neste sentido, é importante perceber que o professor que auxilia o aluno a aprender, leva-o a saber pensar.

Dentre as técnicas de docência apresentadas, destaca-se a cultura do hábito de pesquisa, seja através de monografias, pesquisas de iniciação científica ou mesmo mediante o desenvolvimento de monitorias e incentivo à participação do aluno em eventos acadêmicos.

O Uniaraxá incentiva a educação continuada de seus docentes, por meio da participação em cursos de capacitação e aperfeiçoamento. A oportunidade proporcionada pelo Uniaraxá aos docentes do curso de Direito de se aperfeiçoarem com a insigne professora Maria Helena Diniz representa, além do aprimoramento de técnicas do ensino jurídico, a sustentação de que se está trilhando o caminho acertado.

O curso de Direito do Uniaraxá tem como escopo, além de atingir índices cada vez maiores na aprovação dos alunos no exame de Ordem, que cada aluno alcance, ao final do curso, as condições indispensáveis para realizarem-se profissionalmente, com ética, competência, senso de responsabilidade e justiça, e atuarem como cidadãos conscientes de sua responsabilidade social pela transformação da sociedade e em busca de condições mais dignas para todos.

Notícias relacionadas