Super banner
Super banner

Profet será transferido de local, e meta é dobrar o número de jovens atendidos

Profet será transferido de local, e meta é dobrar o número de jovens atendidos

Da Redação – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano vai transferir o Projeto de Formação e Encaminhamento para o Trabalho (Profet) para o prédio da antiga Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, Setor Norte. O governo do Estado cedeu por 10 anos as instalações onde funcionava o colégio e uma grande reforma está sendo realizada pela prefeitura de Araxá para receber o projeto.

Atualmente, o programa está instalado em um cômodo na rua Belo Horizonte, mas a orientação do Ministério do Trabalho é que o município disponibilize uma área mais ampla e com melhores condições para atender os mais de 700 adolescentes inscritos. A expectativa é que até o fim de dezembro próximo as obras estejam concluídas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Luciano Pires, afirma que o objetivo é dobrar o número de jovens atendidos em 12 meses. “Com a nova sede, teremos mais salas, laboratórios e oficinas para treinamentos. Temos cursos de informática, secretário, office-boy, entre outros cursos profissionalizantes. Além disso, temos aulas de reforço escolar que têm mostrado bons resultados. A meta é terminar 2012 com um total de 1,4 mil inscritos no programa, um público com idade entre 14 a 23 anos”, destaca.

Casi

O governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) destinou o repasse de R$ 100 mil para a aquisição ou construção de uma sede para abrigar o Centro de Atendimento Sócio Infantil (Casi) de Araxá. O projeto que visa auxiliar o crescimento saudável e social de crianças e adolescente, por meio de atividades que promovem reforço escolar, ações culturais, esportivas, recreativas e pedagógicas será implantado também na antiga sede da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano explica que o programa será inaugurado até fevereiro próximo e vai complementar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Luciano Pires diz que a contrapartida do município será a contratação de profissionais. “O recurso que foi repassado será aplicado na compra de equipamentos, já que conseguimos do governo do Estado o empréstimo por 10 anos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, onde também será a nova sede do Profet a partir de dezembro próximo. Dentro os materiais que podemos adquirir estão 24 computadores e vamos poder montar três salas de computação, que, além de beneficiar o público-alvo do Casi, pode ser compartilhado com os adolescentes do Profet. Portanto, vamos integrar os dois programas montando uma rede de proteção social.”

De acordo com o secretário, a expectativa é que o projeto seja inaugurado até fevereiro de 2011. “A compra dos equipamentos está em fase de licitação e também temos algumas implicações jurídicas que devem ser cumpridas. Por exemplo, temos que incluir no Orçamento de 2011 (que atualmente tramita na Câmara) os gastos que teremos com o Casi. Provavelmente, um projeto de lei deve ser repassado à Câmara Municipal nesta semana para incluir os custos de água, energia, dentre outros, no Orçamento. É bom destacar que estamos instalando o Casi em uma área limite à vulnerabilidade social que é a partir do bairro Santa Rita. Por isto, a nossa estimativa é de atender inicialmente 150 crianças”, explica Luciano Pires.

Notícias relacionadas