Super banner

Projeto de pesquisa científica é realizado na CIMTB

Projeto de pesquisa científica é realizado na CIMTB

Pesquisa científica realizada durante a Copa Internacional - Divulgação

Da Redação – A Assessoria Esportiva Tendência Outdoor, em parceria com o curso de Educação Física do Uniaraxá, realizaram no final de semana passado uma coleta de dados biológicos dos atletas da elite do mountain bike nacional, na primeira etapa da Copa Internacional promovida no Barreiro.

Participaram da pesquisa como voluntários campeões mundiais, ex-representantes olímpicos e demais atletas de alto nível das categorias profissionais que estão se destacando no cenário esportivo nacional.

“A coleta de dados foi feita em um laboratório móvel, montado em uma área específica para os atletas que participavam da competição. Lá nós colhemos amostras de lactato sanguíneo, frequência cardíaca, pressão arterial, entre outros dados, pré e pós-competição. Esses dados serão analisados e o artigo poderá ser publicado em revistas científicas até o final do ano.”, diz Fredy Guerra, autor da pesquisa.

A equipe de pesquisa contou com a enfermeira Luana de Cássia Silva para fazer a coleta de sangue, além dos pesquisadores Fredy Guerra, Chineyder Corrêa Tolentino (coautor da pesquisa) e Karolinne Zinato (colaboradora).

Ajudaram na pesquisa os professores Rodrigo Siqueira (coordenador do curso de Educação Física do Uniaraxá e orientador do projeto), Rodrigo Otávio dos Santos (coorientador do projeto) e Geovanni Fonseca (colaborador).

Esta iniciativa é importante para a especialização do esporte e poderá contribuir com novas informações para a evolução da ciência do esporte no país.

Notícias relacionadas