Super banner

Projeto UNIART leva a dança aos alunos da APAE Araxá

Projeto UNIART leva a dança aos alunos da APAE Araxá

Uniart Araxá

O projeto cultural UNIART: O ENCONTRO DAS ARTES E DA TRADIÇÃO EM ARAXÁ desenvolve movimentos corporais na APAE oferecendo ao aluno a possibilidade de trabalhar a sua criatividade e expressividade pela dança, por meio do fazer artístico e da contextualização. O professor Gildo têm encantado os alunos com aulas de:

* Alongamento

* Movimentação (coreografias trabalhadas juntamente com alunos, buscando trabalhar a criatividade dos mesmos)

* Momentos de dança livre.

Trabalha-se com os alunos a Dança Criativa ou Dança Educativa Moderna que é a combinação do domínio do movimento (pelo aprendizado dos conceitos da dança) e a arte da expressão (pelos exercícios de criação). Desta maneira a Dança Criativa possibilita ao aluno habilitação para expressar-se pelo movimento que ele mesmo dança (cria) ou executa. Há uma preocupação com a correta utilização dos elementos básicos na composição do método de ensino, ou seja, como os elementos da dança devem ser explorados dentro de uma estrutura clara, envolvente e estimulante para o verdadeiro crescimento artístico e pessoal dos participantes.

Baseado nesses conceitos é trabalhado a criatividade do aluno por meio da dança, para que o mesmo consiga autonomia nas criações das coreografias que serão apresentadas futuramente.

Segundo a diretora da APAE Mirian Lemos e a Assistente Social Eva Afonso, aulas de dança como as viabilizadas pelo projeto UNIART não estão na grade curricular da APAE de Araxá por motivos financeiros.

As aulas que iniciaram – se agora em agosto de 2013 e irá se estender até o final do ano está sendo fundamental para os alunos, pois estão evoluindo nas áreas cognitivas, nas áreas motoras e nas áreas sociais, a dança está motivando a alto estima de cada um dos alunos.

UNIART: O ENCONTRO DAS ARTES E DA TRADIÇÃO EM ARAXÁ é viabilizado via Lei Federal de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet, patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM e uma promoção da Fundação Cultural de Araxá e UNIARAXA que realizam juntamente com o Ministério da Cultura do Brasil.

Notícias relacionadas