Super banner
Super banner

Promotoria abre inquérito para investigar uso indevido de bem público

Promotoria abre inquérito para investigar uso indevido de bem público

Máquina flagrada durante limpeza em terreno de propriedade do prefeito - Foto: Divulgação

Da Redação – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através do promotor curador do Patrimônio Público, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, abriu um inquérito civil para investigar a denúncia de uso indevido de bem público por parte do prefeito Jeová Moreira da Costa. Uma máquina com o slogan da administração municipal foi fotografada realizando a limpeza de um lote de propriedade do prefeito, localizado na avenida Prefeito Aracely de Paula, há cerca de duas semanas.

“Nesta segunda-feira (25) duas pessoas procuraram o Ministério Público e me entregaram por escrito uma representação em desfavor do prefeito dando conta do uso de uma máquina pública para fazer a limpeza de um terreno do prefeito. Assim, determinamos a abertura do inquérito civil e imediatamente que fosse requisitado as informações do prefeito para que ele possa explicar ou não essa situação”, diz o promotor.

Segundo Marcus Paulo, o uso do bem público pode configurar um ato de improbidade administrativa. “O uso da máquina para realizar a limpeza do lote de propriedade do prefeito pode ser justificado ou não. O uso injustificado é se for somente a benefício de determinado pessoa que pode configurar um ato de improbidade administrativa e, eventualmente, um crime”, afirma.

“O prefeito será notificado e caso não haja uma justificativa plausível, sendo ele processo por isto, são várias as sanções previstas na lei de improbidade como a suspensão dos direitos políticos, multas, proibição de contratação com o poder público, reparações por danos, dentre outras”, acrescenta o promotor.

O assessor jurídico municipal, Jonathan Renaud de Oliveira, diz que a prefeitura ainda não recebeu nenhuma notificação a respeito do assunto.

Notícias relacionadas