Super banner

Queimada provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica

Queimada provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica

Queimada provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica 1

Da Redação – Uma queimada ocorrida ontem (22) sob a linha de transmissão de 138 kV Araxá 1 – Ibiá 2, próximo à subestação Araxá 1, na estrada de acesso à Estância Hidromineral do Barreiro, provocou interrupção no fornecimento de energia a consumidores de São Gotardo, Ibiá e Campos Altos. A ocorrência teve início às 14h45 e o fornecimento foi restabelecido gradativamente pelas equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) até sua conclusão, às 19h19.

A Cemig mobilizou 14 empregados, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, e cinco veículos para localizar a falha e restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível.

Somente no primeiro semestre deste ano, a Cemig registrou 43 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, cerca de 14 mil consumidores sem energia. No mesmo período de 2010, houve 76 interrupções. No entanto, esse número aumenta significativamente na época de estiagem. A partir dos meses de julho e agosto do ano passado, ocorreram 529 desligamentos, que deixaram 433 mil consumidores sem luz. Em 2009, foram 111 interrupções e 117 mil consumidores afetados.

O engenheiro Fernando César Bragança explica que “quando o fogo atinge sedes municipais, vários órgãos públicos de saúde e segurança são prejudicados, pois o tempo de restabelecimento de energia nesses casos é elevado devido aos danos provocados na rede elétrica”.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar, em 2010 quase metade das 17.249 ocorrências de incêndio atendidas em Minas Gerais foram em lotes vagos e vegetações, totalizando 8.669 registros. Apenas as cidades de Varginha e Divinópolis foram responsáveis por 3.608 atendimentos em lotes vagos e vegetações.

Nas unidades de conservação do Estado e entorno, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) registrou, só no primeiro semestre deste ano, 1.202 focos de calor. Em 2010, foram detectadas 17.436 ocorrências, mais de quatro vezes o número registrado em 2009, quando ocorreram 4.132 casos.

 Campanha e dicas

Desde o início de julho, a Cemig está realizando uma campanha em todo o Estado “Quem faz uma queimada pode perder o controle do fogo e causar um grande problema”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos das queimadas.

De acordo com a Empresa, as principais causas de queimadas em Minas são a queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio, especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas, atingindo a vegetação seca, e descargas atmosféricas. Para ajudar a diminuir os índices de focos de queimadas, a Cemig recomenda:

– fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;

– não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação;

– apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

– não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o  indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

Com Ascom/Cemig

Notícias relacionadas