Super banner
Super banner

Raio-x da UAE é interditado por tempo indeterminado

Raio-x da UAE é interditado por tempo indeterminado

Fotos: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – A Vigilância Sanitária Estadual interditou o uso de um aparelho de raio-x da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá, no fim da tarde desta quarta-feira (1º), por estar instalado em um local inapropriado na Unidade de Atendimento Especializado (UAE).

O aparelho ficará desativado até que todas as providências sejam tomadas. O setor de raio-x realizava, em média, mil exames por mês. A secretária municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, informou que pretende retomar os exames o mais rápido possível, mas o prazo ainda não foi determinado.

“Os atendimentos foram suspensos pela Vigilância Sanitária. Havia também uma preocupação da própria Secretaria de Saúde porque já estávamos recebendo várias reclamações por causa dos procedimentos. Por isso, entendemos certa a suspensão do aparelho até sair um laudo de funcionamento da sala da radiologia, feita por uma empresa especializada que é da cidade de São Carlos (SP)”, diz.

Segundo Patrícia, o local onde a máquina está fixada é impróprio e pode interferir no trabalho do técnico, no funcionamento e nos exames. Os mil exames realizados por mês serão destinados à Santa Casa, em parceria com a prefeitura.

O aparelho tem nove anos de uso. Segundo a secretária, a prefeitura permanecerá com a máquina, que está em bom funcionamento, e precisa desta adequação de local. Entretanto não há previsão para a volta do funcionamento. ”Queremos resolver a situação o mais rápido possível. Amanhã um engenheiro da prefeitura já estará aqui (UAE) para podermos afixar o local certo do raio-x, além dos técnicos da empresa de São Carlos”, afirma.

Entre as providências a serem tomadas estão o aprimoramento dos laudos médicos e adequação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Notícias relacionadas