Super banner
Super banner

Recomposição salarial e construção de viadutos são debatidas pelos vereadores

Recomposição salarial e construção de viadutos são debatidas pelos vereadores

Em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada nesta terça-feira (27), usaram a tribuna sete vereadores: Hudson Fiúza (PSL), César Romero da Silva (Garrado-PR), Edinho Souza (PTB), Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato-SD), Emílio de Paula Castilho (PR), Fárley Pereira de Aquino (DEM) e Fernanda Castelha (PSL).

Hudson Fiuza

A recomposição salarial e o aumento do vale alimentação dos Servidores Municipais foram temas abordados novamente pelo Vereador Hudson, que pediu ao Executivo que avalie a situação.

Saúde, Segurança e Educação foram apontados por Hudson como a base para o bom funcionamento de uma cidade. Ele sugeriu que os vereadores e deputados unam forças para criar regionais desses três setores em Araxá. A iniciativa possibilitaria o corte dos vínculos com Uberaba e traria mais autonomia para a cidade.

O Parlamentar também apontou a necessidade de capina em diversas áreas e solicitou melhorias na coleta de lixo, pedindo mais agilidade no processo licitatório para contratação dos caminhões.

Hudson finalizou expressando sua opinião sobre a construção dos viadutos. Para ele, as obras poderiam ser adiadas para que outras demandas mais urgentes possam ser executadas, como a canalização do Córrego da Galinha e Córrego Grande.

César Romero da Silva

O Vereador Garrado comentou a situação da Feira do Barreiro. Ele afirmou ter sido procurado por alguns comerciantes que se disseram contrários ao retorno da música ao vivo no local.

O Parlamentar defendeu a construção dos viadutos. Como motivos principais para executar as obras ele apontou o grande número de veículos, o crescimento da cidade e engarrafamentos em horários de pico.

Esclarecendo as solicitações de recapeamento e capina, Garrado disse que é preciso aguardar o final do período chuvoso para que a Prefeitura possa executar os serviços de forma efetiva.

O Parlamentar destacou o empenho dos servidores municipais responsáveis pela coleta de lixo, que estão se desdobrando para atender da melhor maneira possível, até a conclusão do processo licitatório.

Edinho Souza

O Vereador Edinho informou que a limpeza do Buracanã está sendo realizada e que, aos poucos, a situação da capina será melhorada em toda a cidade. Ele parabenizou os trabalhadores do setor, que estão se empenhando ao máximo, apesar do efetivo reduzido.

Exercendo a função de fiscalização, o Vereador Edinho apresentou informações que apurou ao acompanhar o Processo de Licitação dos caminhões coletores de lixo. Segundo o parlamentar, 29 empresas foram credenciadas no processo de concorrência, que começou na segunda-feira (26/02). Estão sendo licitados os serviços de seis caminhões, que irão coletar cerca de 60 toneladas de lixo por dia.

Indicação – Estudo para limpeza, revitalização e recapeamento de todas as Ruas do Bairro Parque das Flores.

Roberto do Sindicato

O Vereador Roberto abriu sua fala questionando os serviços prestados pela Copasa. Ele citou exemplos de remendos feitos no asfalto em diversos pontos da cidade e lamentou que a população esteja pagando caro por um serviço que não é prestado com qualidade.

Roberto também comentou assuntos como a necessidade de recomposição salarial e aumento do vale alimentação para os Servidores Municipais, melhorias no serviço de capina e coleta de lixo.

Lembrando as necessidades da população idosa, o parlamentar lamentou novamente o fato de idosos carentes estarem sendo protestados por falta de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele também comentou a falta de acessibilidade na Farmácia Municipal. Roberto finalizou relembrando sua solicitação para construção de uma passarela na Rua Pernambuco e pedindo melhorias no Bairro Villa Mayor.

Indicação – Estudo para a colocação de uma faixa de pedestres na Rua Imbiaçá com Maestro Firmo, na Vila São Pedro.

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio comentou a abertura e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que visa disciplinar a fiscalização e inspeção industrial e sanitária, de produtos de origem animal em Araxá e que é uma demanda antiga na cidade. O SIM é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Ovos, animais de abate, peixes, leite e derivados estão entre os produtos passíveis de fiscalização.

O Parlamentar abordou ainda a doação de áreas no Distrito Industrial (DI) para empresas se instalarem em Araxá. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal para repasse de terrenos. Foram assinados contratos para concessão de seis áreas, que receberão empresas, gerando emprego e renda. Em 120 dias começam as obras e as empresas devem entrar em funcionamento em até 24 meses.

Emílio, no encerramento, falou da polêmica da construção dos viadutos em Araxá, assunto amplamente debatido na tribuna da Casa.  Ele destacou que a Administração Municipal vai ser cuidadosa com a obra e vai seguir as orientações do Ministério Público, que enviou recomendação sobre o projeto.

Moção de Congratulações – Ao Programa Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) de Araxá, direção e funcionários, pela comemoração de 25 anos de atuação e pela excelência nos serviços prestados na cidade.

Fárley Pereira de Aquino

A coleta de lixo e o mato também foram assuntos comentados por Fárley. Para ele, o crescimento do mato é um problema recorrente em períodos chuvosos, mas o quadro de funcionários precisa ser reforçado. O Parlamentar também sugeriu a contratação, em caráter de urgência, de empresa para realizar o serviço de coleta de lixo de forma provisória, até que o Processo Licitatório seja concluído.

Indicação – Estudo para colocada sinalização horizontal e vertical em todas as Ruas que foram recapeadas nos Bairros Vila São Pedro e Vila Rica.

Indicação – Que seja feita operação tapa buracos, na Rua Calimério Guimarães, na altura do nº 1.528, no Centro de Araxá.

Indicação – À Codemig, que seja feita capina, jardinagem e limpeza no entorno do Lago Norte do Barreiro.

Indicação – À Cemig, substituição de poste de madeira por um de concreto na Rua Carmosina Guimarães, altura do número 291, e Rua Conquista, na altura do número 270, no São Cristóvão.

Indicação – Tampa de concreto para caixa de energia na Calçada do Presídio de Araxá, no Bairro Orozino Teixeira.

Indicação- Estudo para que sejam realizadas melhorias na iluminação nas proximidades do Ginásio Paulino de Souza, no Bairro Jardim Natalia

Fernanda Castelha

Última a usar a tribuna, a Vereadora Fernanda Castelha usou seu tempo regimental para apresentar diversas reivindicações.

Indicação – Limpeza, melhorias na iluminação, reforma de alambrados, reposição de vidros e demais necessidades para que seja reaberta a sede do Centro Esportivo Nadir Barcellos, conhecido como Buracanã, que fica localizado no Bairro Fertiza.

Indicação – Capina e Manutenção do local onde está instalado as antenas Municipais no Bairro Solares de Araxá – MG.

Indicação – Revestimento asfáltico em todas as ruas do Condomínio Via Verde.

Indicação – Que seja feito o replantio de arvores na Praça Coronel Jose Adolfo.

Indicação – À Vera Cruz, para que não seja desativado o ponto de Ônibus que fica situado na Praça Pública Cássia Ribeiro de Camargo, no bairro Jardim Primavera.

Indicação – À Codemig, que seja estudada a possibilidade de reformar o conhecido “Castelinho” situado no Complexo do Barreiro de Araxá- MG.

A Parlamentar comentou a reunião que realizou com a Polícia Militar para pedir o apoio para solucionar as denúncias de maus tratos para com os animais. Fernanda convidou os vereadores para um novo encontro que vai debater o assunto, juntamente com as Polícias Civil, Militar, Ambiental e Ministério Público.

Finalizando sua fala, a vereadora comentou sua participação em Audiência Pública, na cidade de Campos Altos, que discutiu a importância de políticas públicas para os animais. Ela declarou sua satisfação em ver o apoio e reconhecimento das cidades vizinhas em prol da causa animal.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x