Super banner

Rede pública inicia avaliação da Educação Básica nesta segunda

Rede pública inicia avaliação da Educação Básica nesta segunda

As provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) vão ser realizadas entre os próximos dias 27 e 30. Participam 848 mil alunos, sendo 340 mil do 5° ano, 306 mil do 9° ano e 202 mil do 3° ano do ensino médio, em um total de 33,5 mil turmas. Serão avaliadas todas as escolas da rede estadual e municipal de ensino; apenas Contagem e Juiz de Fora não aderiram ao programa.

O Proeb é uma avaliação censitária que monitora o desempenho acadêmico dos alunos das escolas públicas de Minas Gerais, do 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública

O Proeb é um dos programas de avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública de Minas Gerais (Simave), um dos principais programas da Secretaria de Estado de Educação. O programa identifica as dificuldades de aprendizagens do aluno, permitindo à escola criar propostas de intervenção pedagógica e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino.

Os dados coletados são um importante instrumento para a gestão do sistema público de educação do Estado por oferecerem um diagnóstico sistemático das redes estadual e municipais de ensino e fornecerem informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações.

O Simave é composto pelos programas de avaliação Proalfa e Proeb, ambos censitários. O Proalfa avalia grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas às universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Minas Gerais (UFMG).

O resultado da avaliação será divulgado no início do ano letivo, em março de 2009, para todas as escolas e os boletins serão disponibilizados no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Educação.

Notícias relacionadas